2008-07-01

NOVAS OPORTUNIDADES OU OPORTUNIDADES ÚNICAS?

O Jumento já o havia detectado, antes mesmo da comunicação social, num post intitulado "Temos Doutor". Referia que:

Acontece de tudo a esta administração fiscal, depois de termos tido um director-geral dos Impostos a fazer o doutoramento agora temos um secretário de Estado, o primeiro ficou famoso por ter ilibado os carros do Estado de multas de estacionamento, o segundo por se ter esquecido que estava no cargo para cobrar acabando por ter uma entrada de leão em defesa dos incumpridores que estavam a ser molestados pelos funcionários do fisco.

Imagino que para o dr. Lobo o dia tenha mais de 24 horas, conseguindo acumular as exigentes funções de governante e defensor dos contribuintes descuidados com as de doutorando. Não vou questionar se isto é ético, cada um sabe de si e Deus sabe de todos.

Só que para que o fisco tenha tido sucesso nos últimos anos foram muito os funcionários que se esforçaram ao máximo, chegando a trabalhar para além do horário, enquanto isso o secretário de Estado parece dedicar-se ao estudo. Enquanto isso, o secretário de Estado que teve uma entrada de leão ao criticar os abusos dos funcionários, teve tempo para governar e concluir o doutoramento.

Da mesma forma que não vou estranhar que no júri façam parte dois colegas de (Eduardo Paz Ferreira e Luís Morais) que são sócios da mesma sociedade de advogados (Paz Ferreira e Associados) do candidato a doutor, para não referir outros jusirsconsultos fiscais da praça cujo nível de rendimentos depende da disposição com que está o governante no momento de emitir despacho sobre os seus doutos pareceres.

Enfim, o secretário de Estado não tem culpa do facto de o mundo do direito fiscal não passar de um aquário onde todos os peixinhos se conhecem. Não acreditamos que seja possível governar bem e preparar um doutoramento ao mesmo tempo, dentro em breve saberemos o que o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais andou a fazer estes meses. Como o seu desempenho no fisco tem sido um zero, esperemos que conclua o doutoramento com distinção

Quando um Ministro de Guterres termina a licenciatura, Secretários de Estado de governos desse ex-ministro fazem doutoramentos em exercício e por aí fora, resta saber se se trata efectivamente da extensão das novas oportunidades ou de oportunidade única que foi aproveitada, em benefício próprio, à custa dos nossos impostos.

A dúvida é mais que legítimia, porque as situações são despudoradamente escandalosas.

Sem comentários: