2007-12-06

PDM DE ÉVORA - REVISTO E APROVADO

Na Rádio Diana, a notícia refere:
O novo Plano Director Municipal de Évora, foi aprovado ontem à noite pela autarquia, depois de mais de 8 anos desde o início da sua revisão.
Apesar de não ter maioria, o executivo socialista conseguiu que o novo documento não fosse chumbado por toda a oposição, tendo beneficiado da abstenção do PSD.
Após três meses de discussão pública, o Presidente da Câmara de Évora considera que esta é uma proposta melhor que a inicial. “A proposta não foi desvirtuada” disse José Ernesto Oliveira, entendendo que “os contributos que recebeu resultaram numa proposta final francamente melhor”.
Opinião diferente têm os vereadores comunistas, que votaram contra.
“No conjunto de participações públicas, houve uma pesadíssima parte que não foi considerada” disse Andrade Santos, considerando a situação “inadmissível”. O vereador da oposição não viu as pretensões do PCP, de se continuarem os trabalhos de revisão do PDM, serem aceites pela restante vereação. Lamenta que não haja um consenso alargado e que desta forma não se beneficia a população. “Quando um PDM é aprovado assim, com 3 votos em 7, acha que esta votação lhe dá muita saúde?”, questiona Andrade Santos.
O autarca José Ernesto Oliveira contraria esta posição, acusando “algumas pessoas e forças políticas estavam apostadas em fazer atrasar o processo, ao proporem retirar propostas, a proporem repetir o debate público, sem fundamentos”. É clara a distância de opiniões entre o PCP e o executivo PS.
No PSD, António Dieb diz que persistem dúvidas que o levaram a não votar favoravelmente, mas afirma que era necessária uma decisão. “O documento não reflecte aquilo que são, para o PSD, as estratégias adequadas para o concelho” afirmou o vereador social democrata. Contudo, para António Dieb, “ninguém iria compreender que continuássemos neste limbo”.
O vereador do PSD diz que o seu partido sai vitorioso, porque ficou reforçada a sua proposta de elaboração de um Plano Estratégico para o Concelho.
Já o início de revisão do Plano de Urbanização da cidade de Évora foi aprovada com 4 votos favoráveis do PS e do PSD. A CDU votou contra.

Sem comentários: