2007-03-17

A NOVA MINISTRA SOMBRA DE SÓCRATES

TVI, Televisão Independente «Marques Mendes voltou a ouvir críticas de Manuela Ferreira Leite à proposta de baixar o IVA e o IRC, no Conselho Nacional do PSD, realizado na sexta-feira à noite.
A ex-ministra das Finanças diz que defender a descida de impostos é dar trunfos ao PS para vencer as próximas eleições.
Manuela Ferreira Leite entende que o país não tem saúde financeira para baixar impostos e que ao defendê-lo o PSD comete também um erro político, porque está a dar trunfos eleitorais ao Governo.
A intervenção crítica de Ferreira Leite no Conselho Nacional obrigou mesmo Marques Mendes a dar um murro na mesa dizendo que é a ele que compete definir a linha do partido. O líder social-democrata puxou pelo exemplo de Eduardo Catroga e Miguel Cadilhe, outros ex-ministros das Finanças do PSD que apoiam uma descida de impostos».
Notícia interessante que revela não ter ainda terminado a OPA de Sócrates sobre os ex-dirigentes e ex-Ministros dos partidos que governaram antes dele. Apesar do falhanço revelado no caso de Freitas do Amaral, parece que alguns candidatos
ainda permanecem interessados em testar a compatibilidade.
Alguns ex-Ministros do ex-Governo PSD/PP sabem bem do que falam e fazem-no com autoridade. Tal é bem visível no caso da saúde financeira do país, embora não fique bem a um recente ex-Ministro das Finanças referi-lo, recordando ao país e ao eleitorado os resultados do seu desempenho.
Também não parecerá bem que se desencadeie tal reflexão, de forma propositada, suscitando a questão de saber em que medida certos resultados de anteriores governações terão contribuído para a vitória eleitoral do PS nas últimas eleições legislativas.
É sem dúvida mais que pertinente a questão, tendo em conta os resultados de todas as sondagens eleitorais durante o reinado (desde o primeiro ao último dia) de certos ex-Ministros das Finanças de anteriores governos do PSD/PP.
Parece que há malta empenhada em não deixar que outros possam contribuir mais do que eles para as vitórias eleitorais do PS.

Sem comentários: