2007-03-21

OPORTUNIDADE PERDIDA

Ao que parece, já terminaram as comemorações dos 20 anos de elevação de Évora a Património Cultural da Humanidade, pela UNESCO, sem que os eborenses o tenham sentido e sem que o país tenha sido recordado de tal marco, tão importante para Évora.

O estatuto internacional alcançado em 1986, distintivo no cluster do turismo urbano e cultural, pelo qual tantas cidades e vilas lutam em várias regiões de Portugal e do mundo, deveria estimular a Câmara de Évora a desencadear iniciativas de oportunidade com maior frequência.

Infelizmente para Évora, a Câmara Municipal perde a todo o momento oportunidades de iniciativa.

Apesar de as forças vivas do concelho se terem disponibilizado e empenhado junto da Câmara Municipal, esta revelou-se incapaz para aproveitar as competências institucionais locais em benefício da promoção de Évora, através da comemoração dos 20 anos de património da humanidade.

Évora não pode adormecer à sombra de um estatuto passivo de “cidade-museu”, urgindo ampliar a classificação da UNESCO enquanto vantagem para aumentar a atracção e a fixação turística, através de iniciativa municipal própria, a qual não tem sido suficiente em Évora: criação de condições de acolhimento, melhoria da informação e sinalização turística, dinamização de animação urbana e cultural.

Sem comentários: