2006-03-18

AS BARBAS DO MEU VIZINHO JÁ ESTÃO A ARDER

Até agora, sempre que os decisores políticos franceses pretendem alterar o seu modelo social, as manifestações de rua têm pesado mais e feito recuar as intenções. O resultado é o adiamento do inevitável e a continuada perda de competitividade da economia francesa e do país, cuja maior perda foi, desde logo, o alicerçamento da globalização na língua inglesa e não na sua.
As soluções serão cada vez mais dolorosas, de cada vez que se adiem, porque a perda de tempo só prejudica.
Estas decisões são duras e drásticas? Sem dúvida! Por isso já há sinais de procura de entendimento por parte do Governo, aligeirando alguns dos efeitos, mas... mantendo estas e outras medidas, consideradas necessárias para a sobrevivência da competitividade da economia francesa e para a estimulação dos mecanismos de geração de emprego.
Estou curioso para ver como se vão aguentar os decisores: aguentar firme a bem da nação e do futuro da nação (onde todas as classes e categorias terão que ceder alguma coisa do que tinham conquistado até aqui), ou ceder e arruinar um futuro hoje sombrio e que ficará a cada dia mais negro pela inércia e falta de coragem de antecipação da decisão política?
Por cá, aconselho a muitos "iludidos" a que comecem a por as barbas de molho, porque as dos nossos vizinhos já estão a arder. Brevemente as mesmas preocupações estarão à nossa porta.
É altura de começar a pensar como podemos contribuir na construção das soluções, mais do que na sua contestação pura e dura que a nada conduzirá.

Sem comentários: