2005-10-20

DISTRIBUIÇÃO DE PELOUROS NA CÂMARA DE ÉVORA

Reza assim o texto patente na "Sala de Imprensa da CME", sobre o que aconteceu na primeira reunião deste mandato:
«Câmara de Évora distribuiu pelouros em reunião de câmara extraordinária Realizou-se ontem, dia 18 de Outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma reunião extraordinária da Câmara Municipal, a primeira reunião pública do recém eleito executivo municipal.
Dos pontos da ordem do dia agendados, destacam-se a distribuição de pelouros, a designação dos vereadores a tempo inteiro, a calendarização das reuniões públicas de câmara e a delegação de competências.
O presidente da Câmara Municipal de Évora, José Ernesto d'Oliveira, iniciou a reunião com uma saudação de boas-vindas a todo o executivo municipal e em especial aos que pela primeira vez assumiam o cargo político de vereadores. O autarca comunicou em seguida, sem que houvesse qualquer comentário ou objecção dos restantes eleitos, que a Câmara Municipal de Évora passa a partir deste momento a contar com dois vereadores a tempo inteiro: o segundo e terceiro elementos da força política mais votada, o Partido Socialista, Manuel Francisco Melgão e Filomena Araújo.
Relativamente à distribuição de pelouros, o presidente da Câmara convidou, quer os vereadores da CDU, quer o vereador eleito pelo PSD, a aceitar alguns pelouros.Perante a recusa formal dos vereadores da oposição, o presidente avançou então com uma solução alternativa que concentra todos os pelouros nos eleitos do PS.
O presidente da Câmara fica responsável pelas áreas de:
  1. coordenação da actividade geral da câmara;
  2. informação e relações públicas;
  3. gestão e administração de recursos;
  4. desenvolvimento económico;
  5. planeamento;
  6. ordenamento do território;
  7. equipamento urbano
  8. mobilidade;
  9. cultura;
  10. relações internacionais;
  11. protecção civil;
  12. turismo;
  13. coordenar o gabinete de apoio à vereação e ao secretariado;
  14. coordenar a participação da Câmara Municipal de Évora na Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios do Distrito de Évora e na Assembleia Distrital.
O vereador Manuel Francisco Melgão tem a seu cargo as matérias referentes à:
  1. Assembleia Municipal;
  2. Freguesias;
  3. gestão urbanística;
  4. obras municipais;
  5. auditoria e fiscalização;
  6. desporto.

Sob a alçada da vereadora Filomena Araújo ficam as áreas da:

  1. educação,
  2. juventude,
  3. acção social,
  4. o ambiente e a higiene pública
  5. águas e saneamento.»

É caso para dizer que, com esta prova de (des)confiança nos seus próprios vereadores, imagine-se bem que pelouros não estaria o Presidente da Câmara de Évora preparado para atribuir aos vereadores da oposição que distraídamente tivessem acedido ao convite...

Sem comentários: