2005-09-26

GRANDES SONHOS, acção curta. DEMAGOGIA SEM LIMITES

Sobre isto já escrevi o que penso, como se recorda abaixo.
Mais do que isso, só interrogações: porque é que Badajoz, que é 3 vezes maior do que Évora, com maior poder de compra e um IVA bastante inferior, não tem nenhum destes grandes espaços e nós temos dimensão de mercado para amealhar logo três?
Não tenho dos espanhóis nossos vizinhos a ideia de serem tolos ou distraídos, muito menos, pouco profissionais na planificação do futuro das suas cidades. São aliás conhecidos (ou talvez não, a avaliar pelas "opiniões" imprudentes e pouco ou nada reflectidas de muitos sobre esta matéria) os estudos feitos pela associação comercial da Extremadura há cerca de um ano, revelando a substancial diferença de preços dos bens alimentares e de vestuário, em média, mais ainda quando se trata de produtos de marca (como é o caso do vestuário), a favor dos espanhóis.
Perante isto, não posso deixar de pensar que as notícias sobre tantas intenções de investimento em Évora, nesta área, não passam de propaganda eleitoral do PS, em período de campanha eleitoral, para compensar a obra que não fez ao longo de 4 anos Câmara de Évora.
O PS não tem a mínima ideia (não têm culpa disso, apenas estão esgotados e são incapazes de ir mais além) para o futuro desta cidade e, por isso, vai-se agarrando a tudo o que tem à mão, mesmo que sejam disparates irreflectidos e sem sentido: hoje é uma plataforma logística, amanhã um aeroporto, no dia seguinte é uma fábrica de aviões, no outro dia um qualquer conde ou príncipe que encanta a Câmara Municipal, ... Tudo serve para fazer campanha nos jornais e na televisão: até as novelas e as passagens de modelos.
Não me parece que seja possível fundamentar, com base em critérios económicos e sociológicos sólidos, incluindo perspectivas demográficas actualizadas para esta cidade, a viabilidade económica deste conjunto de empreendimentos, todos no mesmo ramo. Mas, estou aberto à leitura de tais estudos, incluindo a sua análise pormenorizada e a discussão dos pressupostos de base.

Sem comentários: