2016-10-14

GOVERNO DAS ESQUERDAS INCAPAZ PERANTE A UBERIZAÇÃO EM CURSO NA SOCIEDADE


A demagogia das esquerdas duras não encontra mais uma vez limites na argumentação perante o recente protesto dos taxistas, para sustentar a radicalização ideológica de uma posição anti capitalista e anti ocidental, lançando mão a tudo o que seja populismo que renda votos, incluindo a suposta defesa dos direitos dos trabalhadores, alegadamente ameaçados de precariedade pelo modelo Uber, cuja erradicação defendem.
Ora, o modelo de prestação de trabalho da Uber, revela apenas as caraterísticas inevitáveis das tendências em curso de afirmação para um futuro que já nos ultrapassou há muito: trabalho independente, prestado para vários operadores, remunerado à peça, com horário flexível, suportado nas e pelas plataformas eletrónicas na relação com o cliente e com maior autonomia do trabalhador na atualização das suas competências profissionais. Trata-se de trabalho precário, ou apenas de um modelo de trabalho diferente, para o qual teremos que nos preparar porque será inevitável face ao aprofundamento da economia digital?
O setor da comunicação social será sem dúvida um dos que melhor espelham esta realidade em afirmação, mas também a banca e seguros, as viagens, as indústrias gráficas, a segurança, a educação e tantos outros onde o comércio eletrónico se impõe a cada dia que passa. A precariedade dos trabalhadores desses setores aumentou devido ao crescimento das caixas multibanco, dos terminais ATM, do e-banking, do e-books, do e-learning, do e-mail, do e-commerce, dos jornais eletrónicos, da TV digital, da Administração Pública digital… ou gerou apenas novos modelos de organização do trabalho aos quais todos tivemos que nos adaptar?
Antecipar e acompanhar as dinâmicas económicas e sociais em curso será uma exigência cada vez mais premente aos trabalhadores e às empresas, muitas vezes sem apoios do Estado, o que não aconteceu no caso dos taxistas, os quais o governo premiou com 17M€ dos nossos impostos em março de 2016, destinados à modernização do setor: renovação da frota, benefícios fiscais em combustível, formação e capacitação em línguas e tecnologias digitais. A reação das associações do setor foi curiosa, sentindo-se politicamente domesticados, pois na verdade o que pretendiam era o fim da Uber, para o que iniciaram uma escalada de ameaças de violência que culminaram no recente bloqueio e confrontos em Lisboa.
O governo, refém das esquerdas duras, geriu de forma desastrosa as expetativas dos taxistas, evitando enfrentar o problema com a criação de grupos de trabalho, em vez de encontrar, por antecipação, soluções instrumentais que permitam preparar a inevitável liberalização do setor (tal como já aconteceu, paradoxalmente, na Grécia), em vez de reverter como maus exemplos as reformas em curso na Carris e na TAP, antecipando um futuro de táxis sem condutor que já nos está a bater à porta.
Perante isto, faz sentido e há condições para impedir a Uber? Só se for na China, onde a proibição do Google e a travagem à economia digital é a imagem de marca e o modelo de uma suposta modernidade alternativa defendida pelas esquerdas duras em Portugal. A hipocrisia não tem limites, bastando refletir sobre os efeitos desse modelo de proteção da economia tradicional no que toca ao respeito pelos direitos humanos, à qualidade do trabalho, ao trabalho infantil, na China.

O problema, que se acumulará, neste domínio, é o de que a atual solução governativa se revela impotente para enfrentar e resolver de vez o quadro de reivindicação dos taxistas e a inevitável liberalização de um setor que não poderá continuar protegido atrás de soluções monopolizadoras. Dar um passo em frente na modernização e reforma profunda deste e de outros setores, obriga a soluções não condicionáveis pelas esquerdas anti capitalistas, antes exigindo o entendimento político dos partidos ao centro, o qual não se avizinha fácil a curto e médio prazo, com consequências gravosas a prazo, para os contribuintes portugueses, os que pagarão no futuro, a inoperância governativa de quem apenas se interessa pelo poder e não pelos problemas do país.

Sem comentários: