2012-11-07

Poupanças de 7.205 milhões nas PPP rodoviárias

Poupanças de 7.205 milhões nas PPP rodoviárias | Económico

1 comentário:

Anónimo disse...

Ontem fui ver o Pedro Abrunhosa a Beja. Ao jantar, num restaurante da cidade, fiquei ao lado de uma mesa de “académicos” das cidades de Beja e Évora. Estavam em amena cavaqueira a falar de um projeto Starnet que vai ser desenvolvido em Beja e que teria passado a perna a Évora. Grandes elogios a Jorge Pulido Valente e a uma visita de consultores da cisco que terá visitado a cidade para reuniões com a câmara e com o instituto politécnico Beja e que Évora já era. Fiquei incomodado com as palavras e com as acusações de incompetência feitas em ar jocoso.
Como não percebi bem hoje não resisti à curiosidade e fui ver o que era. Na página da câmara de Beja está a notícia onde se anuncia a aplicação de tecnologias de informação na sustentabilidade e desenvolvimento da cidade e da região com a dinamização de novos paradigmas que permitirão o desenvolvimento de hubs de inovação com vista à geração de conhecimento, criatividade e inovação ao mesmo tempo que fomentará a partilha de custos, eliminação de duplicações e potenciarão o surgimento de novos serviços e oportunidades. Encontrei também Paredes mas na página de Évora não há qualquer referencia.
O projeto é na verdade um projeto de cidades inteligentes e interligadas da Cisco chamado Smart Connected Communities (S+CC) e desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo e também envolve Évora e Portalegre.
Na página pode ler-se também que a aplicação do Smart Connected Communities pretende melhores resultados na proximidade, interatividade e cooperação entre os vários atores do território (públicos, privados e cidadãos em geral) perspetivando-se também a possibilidade da oferta de novos serviços e oportunidades.
O que não percebi foi a conversa sobre o presidente da câmara de Évora ser responsável por não conseguir agarrar os consultores da cisco por falta de verbas e a universidade ser prejudicada dando de mão beijada a parceria estratégica de investigação I&D ao politécnico de Beja e assim a possibilidade de beneficiar de financiamentos tão necessários nesta altura em que a universidade passa tantas dificuldades.
Alguém sabe mais alguma coisa sobre este assunto? Sabe-se que existe uma rivalidade grande entre as duas cidades mas pareceu-me que se trata de um projeto muito importante em termos regionais. Uma vez que Évora e Portalegre também estão envolvidas qual será o papel de Évora?