2009-08-18

A FALTA DA EXCELÊNCIA PROMETIDA, PODE COMPROMETER

A instalação em Évora do projecto EMBRAER faz do Alentejo uma terra de oportunidades?

O Alentejo dispõe de variadas condições de partida para garantir o sucesso do processo de afirmação de um cluster aeronáutico, potencial gerador de inúmeras oportunidades de desenvolvimento e consolidação de um futuro bem diferente.

Desde logo as condições naturais, de natureza geográfica, a que se somam o facto de beneficiar da notoriedade internacional de Évora, nome sonante para a atractividade dos recursos humanos necessários à estruturação de tal empreendimento.

Sem atrair recursos humanos qualificados, será impossível pensar construir e aproveitar qualquer oportunidade de desenvolvimento, mais ainda quando se trata de actividades bastante específicas e sem enraizamento local ou mesmo nacional (insuficiente), como sejam as associadas à aeronáutica.

A resolução da dependência dos recursos humanos externos à região será pois o grande desafio e o factor crítico de sucesso na transformação (ou não) do Alentejo em terra de oportunidades e, neste sentido, as condições necessárias ao Alentejo em geral e a Évora em particular, para atraírem esses recursos humanos, deverão ser reflectidas com alguma profundidade.

A criação de condições para a prática desportiva variada e intensa por todas as idades, a qualidade do ensino ministrado, a oferta de educação pré-escolar, da oferta de formação profissional alternativa de nível pré-universitário, bem como o grau de diferenciação, prestígio e destaque das instituições de ensino superior, são apenas alguns dos factores mais valorizados pelos quadros altamente qualificados que tenham que fazer a opção residencial entre as áreas metropolitanas e o interior do país, bem longe de muito daquilo que têm dificuldade em prescindir.

A oferta cultural e a dinâmica local dos principais agentes e actores, de lazer e tempos livres, constituem outras tantas dimensões a que os mesmos quadros são sensíveis nas suas prioridades de opção.

Outra, talvez uma das mais importantes, é a qualidade do parque habitacional e da acessibilidade ao mesmo em termos de preço. Ora, para além de outros, também quanto a este aspecto Évora parece ainda longe de ter conseguido eliminar ou diminuir os níveis de especulação imobiliária.

O preço da habitação continua em Évora em níveis muito elevados e sem dar sinais de abrandamento, apesar do significativo aumento da oferta imobiliária de carácter residencial. Tal custo acarreta dificuldades para os jovens quadros que, no início da sua carreira se sentem incapazes de suportar os elevados encargos bancários, mas também acarreta custos para as empresas em geral, que vêem aumentar os custos salariais a que têm de recorrer para fixar os seus trabalhadores, permanentemente assediados pela concorrência.

Sabemos a quem compete a criação de condições locais atractivas à fixação de recursos humanos qualificados necessários à geração e aproveitamento de oportunidades previsíveis.

Falta fazer … Veja-se a (má)imagem de um dos maiores (Bacelo) bairros de uma cidade que pretende atrair novos habitantes. Desoladora a excelência da qualidade de vida prometida.

Sem comentários: