2013-09-17

AUTÁRQUICAS: OS EBORENSES MERECIAM MAIS SERIEDADE DE ALGUNS CANDIDATOS


Como muitos eborenses, desconhecia que os candidatos do PS à Câmara Municipal de Évora, tudo farão para repor as Freguesias agora extintas, prometendo transformar a autarquia eborense num antro de contestação à governação de Portugal.
Recebi em casa o folheto sobre o compromisso do PS para “Defender as Freguesias do Bacelo e da Senhora da Saúde”, sem que tenha percebido quais as propostas concretas dos candidatos, reformados e repetentes, para a freguesia onde se propõem fazer melhor. Trata-se apenas de um manifesto contra o Governo, bem descarado e à boa maneira comunista, de contestação pública a partir das autarquias.
Fiquei a saber, pelo texto expresso, que tanto os candidatos do PS à CME como às respetivas Uniões de Freguesias, têm por única proposta repor as Freguesias extintas, quando um suposto futuro governo do PS revogar a legislação que as extinguiu.
Ora, o PS que vai gastar 92.000€ na campanha autárquica de Évora, provocatoriamente e indiferente à crise em que deixou o país e às dificuldades económicas dos portugueses e dos eborenses, bem que podia aproveitar os mesmos milhares de € para comunicar aos eborenses as suas propostas concretas para os órgãos autárquicos, em vez de fazer a demagogia do “vale tudo” para se manter agarrado ao poder na CME.
Desde logo, a questão de perceber a falta de seriedade dos candidatos do PS tanto à CME como às Freguesias, sabendo eles e nós que foi um governo do PS que conduziu Portugal à pré-falência e se viu obrigado a assinar com a Troika um compromisso de restrições e emendas, a troco de um programa de assistência financeira. Nesse compromisso, figura, ao que se sabe por erro de um ex-governante do PS, uma medida de agregação e de redução dos órgãos autárquicos, neste caso as freguesias. Como podem estes candidatos do PS em Évora virem prometer tamanho disparate, a não ser pela falta de propostas concretas, depois de nada terem feito de concretização das anteriores, ao longo de 12 anos?
Só isso justificará que os próprios candidatos do PS à CME também se comprometam com o mesmo disparate, conforme diz o texto do folheto, revelando verdadeiramente a massa de que são feitos, no concelho de Évora: demagogia.
Manter em pleno funcionamento as instalações das juntas agregadas e manter nos atuais locais os funcionários das Freguesias, surge igualmente de forma disparatada no texto do folheto do PS, como se outros, nomeadamente o Governo atual, alguma vez tivessem dado algum sinal em contrário de uma coisa obvia, natural e aceite logo na base da reforma do poder local feita pelo atual governo.
O que já não se pode aceitar, por falta de seriedade, é a proposta do PS de reforçar o quadro de pessoal das Freguesias, a começar pelo Bacelo, sabendo o PS que tal lhe está vedado por lei e, mais ainda, pela falência a que conduziu o município, nos últimos 12 anos, com reflexos financeiros na capacidade de ação das Freguesias.


Os eborenses mereciam mais seriedade e menos demagogia de alguns candidatos, que não se limitassem a dizer que vão fazer melhor, quando já vimos o mau desempenho das suas forças políticas na desgovernação de Portugal e a inércia e o marasmo no endividamento do concelho de Évora, durante os últimos 12 anos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Estes deprimidos estão a fazer campanha autárquica ou legislativa! Qual é o seu programa para o concelho e para as freguesias! Será que é manter a degradação permanente da cidade! Qual é o seu programa para manter os jovens na cidade, para melhorar a qualidade de vida dos munícipes e das empresas! Quererão estes Srs. construir um aeroporto em Évora, e uma auto-estrada de 6 faixas entre S. Manços e a Azaruja?