2011-01-14

PSD VOLTA A COLOCAR OS SABORES TRADICIONAIS DE ÉVORA NA ROTA DO TURISMO


(Foto roubada aqui)

A Câmara Municipal de Évora aprovou por maioria na sua reunião ordinária de ontem (12 de Janeiro), contando com os votos contra do PS, a proposta do Vereador do PSD para retomar a realização da 8ª edição da Rota dos Sabores Tradicionais, cujo cancelamento havia sido comunicado nos últimos dias de Dezembro pelos serviços do município acerca de duas dezenas de restaurantes do concelho de Évora.

O cancelamento da única iniciativa pública de promoção da gastronomia de Évora, decidida unilateralmente pela autarquia eborense a poucos dias do início do ano de 2011, sem consulta nem discussão prévia com os agentes gastronómicos do concelho, não só se afigurava incompreensível pelo abandono de uma actividade constante em Plano e Orçamento para o corrente ano, como preocupante, pelo facto de a autarquia invocar “dificuldades financeiras impossíveis de superar à data”.

O PSD entende que, de entre as opções de investimento municipal a eleger no quadro da difícil situação das finanças municipais, se justifica o apoio às iniciativas que promovam a identidade do concelho, por via da valorização da sua gastronomia e dos seus produtos regionais e típicos, apreciados pelos turistas nacionais e estrangeiros que Évora tão bem sabe e quer continuar a acolher.

Para conhecimento da população, transcrevemos abaixo a proposta apresentada pelo PSD e que foi aprovada pela CME:

«RP CME, 12/JANEIRO/2011 - ROTA DOS SABORES TRADICIONAIS

A par da sua monumentalidade e da capacidade de receber das “nossas gentes”, a gastronomia constitui um património único e inimitável do Alentejo e de Évora em particular. A capacidade de promover e atrair constitui uma vertente essencial do desenvolvimento turístico de Évora.

A Rota dos Sabores Tradicionais é e poderá ainda mais constituir-se como importante mostra da nossa terra, reforçando a nossa identidade e acrescentando valor à nossa actividade económica de Turismo. Foi nesse pressuposto que foi integrada no Plano de Orçamento 2011 .

Os Agentes Económicos criaram por isso a expectativa da sua realização e naturalmente prepararam os meios próprios necessários para tal.

Entendeu a Vereação Executiva e/ou os Serviços suspender ou anular a sua realização sem acautelar expectativas, prazos mínimo e outros aspectos mas, ainda mais a relevância potencial da iniciativa em termos de Identidade e Valor Económico.

Dito isto, proponho à Câmara Municipal de Évora que, reforçando a deliberação já tomada aquando da aprovação do Plano de Actividades e Orçamento, delibere dar instruções aos serviços para, de imediato, desenvolver todas as acções necessárias para iniciar a Rota dos Sabores Tradicionais no prazo das próximas semanas (Fevereiro), de acordo com a calendarização temática definida.

Compreendemos que este atraso prejudicou alguns “itens” do evento; contudo é possível garantir todos os outros. Aceitamos que alguma redução eventual possa verificar-se nos custos de realização, mas nunca que se cancele a iniciativa ou que esta seja concretizada sem garantia dos meios adequados para a satisfação dos objectivos que se procuram.

Trata-se de Identidade e Valor Económico para o Concelho de Évora.

António Costa Dieb - Vereador do PSD»


Évora, Janeiro de 2011
A Comissão Política Concelhia de Évora do PSD

Sem comentários: