2009-10-02

ANTÓNIO DIEB, UM HOMEM À ALTURA DE UMA GRANDE CIDADE

http://antoniodieb2009.com/

Conheci António Dieb na Universidade de Évora, como eu, estudante atraído de outro concelho e com ele comecei a privar no início das nossas carreiras profissionais. Brilhante estudante, pensador e activista do crescimento da Universidade de Évora, em prestígio, a ele se deve muito do contributo para a abertura das portas do então bem reticente tecido empresarial regional à experiência de integração profissional dos diplomados daquela casa, nomeadamente na sempre difícil área das ciências sociais.

Nunca me arrependi da avaliação positiva que então fiz sobre o potencial profissional e político que já na Universidade revelava António Dieb, para quem a política mais não foi do que o veículo mais adequado para afirmar a sua capacidade de gestão bem evidenciada no domínio empresarial privado, irradiando a afirmação de uma visão regional de desenvolvimento, em benefício do futuro dos alentejanos e dos eborenses.

Os mais marcantes traços do perfil de competência profissional e política aqui elencados surgiram, naturalmente, à vista dos eborenses, no mandato autárquico que agora termina, no qual António Dieb assumiu o lugar de vereador para que foi eleito na Câmara de Évora, compensando com o grau de qualidade de desempenho de tal papel, a única marca de excelência (por outros prometida e nunca avistada) de que a autarquia de Évora se recordará na última década.

Com permanente sentido de responsabilidade, o vereador Dieb não se limitou apenas a criticar ou a rejeitar as propostas do partido maioritário na Câmara, mas antes as ajuizou com seriedade e propôs as alterações necessárias ao futuro do concelho, por todos aceites e reconhecidas. António Dieb soube na Câmara de Évora ao longo do mandato concentrar-se no essencial, sem pensar em interesses partidários ou em votos, mas apenas no dever de dedicação ao serviço público, pondo o interesse comum acima do individual ou de grupos, com a coerência de uma voz que Évora há muito manifestava sentir.

A competência que António Dieb revelou na gestão autárquica do acumulado défice de conservação e recuperação de fogos habitacionais para habitação social, a preparação para encontrar soluções que invertam a agonia comercial do Centro Histórico que é património da humanidade, em acelerada degradação e desertificação, configuram exemplos simples de como foi possível aproximar a Câmara dos eborenses. Essa aproximação foi determinante para construir e consolidar os consensos necessários à garantia do empenho na construção de condições para promover a animação cultural e comercial do concelho, que precisa de acolher dignamente visitantes e turistas, mas que continua sem organizar o caótico trânsito, regular minimamente o estacionamento e travar efectivamente o crescimento da especulação imobiliária que outros prometeram estancar.

A motivação já demonstrada pelo vereador António Costa Dieb constitui um património de confiança e esperança para que Évora volte a ser atractiva para empresas e famílias, a quem os serviços municipais devem garantir uma prestação de qualidade, que só se consegue a partir de um executivo municipal capaz, preparado, competente e mobilizador.

Mas, a maior responsabilidade que sobre António Dieb recai é a de o eleitorado considerar hoje estar ele preparado para conduzir a mudança que Évora não pode adiar mais. A honestidade e capacidade reconhecidas a António Costa Dieb garantem aos eborenses a certeza de que quebrar o ciclo político socialista é possível com o PSD, que será o porto seguro de uma mudança em que se pode ter confiança.