2008-10-04

MILITANTES DO PSD DE ÉVORA DEBATEM ESTADO DA EDUCAÇÃO

Pedro Duarte, deputado do PSD na Assembleia da República, defende um novo modelo de gestão escolar, que promova uma maior autonomia das escolas.

Falando em Évora, onde foi o orador convidado na última Assembleia da Secção do PSD, dedicada ao debate sobre o estado da educação, Pedro Duarte apresentou a sua visão para um novo modelo escolar, onde considerou necessária uma participação mais intensa das autarquias, comunidades e actores locais na avaliação e reformulação dos programas, um sistema de avaliação independente do funcionamento de todas as componentes do sistema educativo e uma elevação do grau e rigor de exigência na avaliação dos alunos.

Estas medidas, esclareceu o parlamentar, são necessárias à dignificação do trabalho dos professores e consequente motivação dos mesmos, após o caos nas escolas e a instabilidade no sistema educativo que resulta da governação socialista.

Para além do debate sobre a necessidade de elevar a qualidade da escola pública que o Partido Socialista faz questão de degradar todos os dias, os militantes de Évora do PSD mostraram ainda a sua apreensão pelo logro do projecto Skylander, que permitiria um conjunto de actividades tecnológicas directas e induzidas em todo o Alentejo, com forte impacto na criação de mais de 1.000 empregos directos e 3.000 indirectos, permitindo inverter o crescimento de +81% de desemprego altamente qualificado em Évora desde 2001, altura em que o PS se instalou na Câmara de Évora.

Apesar dos anunciados investimentos da empresa Embraer, os militantes do PSD de Évora denunciam a quebra de expectativas na criação de emprego (570 postos de trabalho, ou seja, apenas 19% dos 3.000 postos de trabalho previstos), que o PS estampou nos “outdoors” das campanhas eleitorais dos últimos 5 anos.

Condenando a recusa do PS em deixar o Ministro da Economia e Inovação esclarecer no parlamento os contornos do fracasso na atracção de IDE para o Alentejo, o PSD desconfia que outras promessas anunciadas repetidamente pelo PS para o Alentejo não passem disso mesmo, como acontece há 8 anos em Évora.

A aproximação de mais uma campanha eleitoral autárquica leva os militantes do PSD de Évora a temerem a repetição, pelo Partido Socialista, da instrumentalização eleitoralista de potenciais investimentos estrangeiros para Évora, que apesar dos luxuosos cartazes prometendo a excelência nos últimos actos eleitorais, não conseguiu até agora ter qualquer impacto positivo na vida das pessoas como mostra a recusa do Governo em garantir os 50M€ necessários ao projecto Skylander.

Comissão Política da Secção de Évora - Évora, Outubro de 2008

3 comentários:

Kruzes Kanhoto disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

A ministra da educação está a gastar demasiado dinheiro do estado para uma reforma que não nos vem trazer melhor ensino. Toda a avaliação de professores implica muito gasto em papel, as escolas já são grandes consumidoras de papel, agora o problema vai agravar-se. Tem de pagar a inspectores para efeitos de avaliação num ministério já bastante grande, ministério de educação, dos recursos humanos, a gestão financeira, a DREL, a CAE, é só burocratas, depois os Magalhães para os miúdos brincarem e no fim de todo este funil, eles devem passar todos.É o máximo.

Anónimo disse...

Depois de sermos vendidos/as pelos sindicatos, é necessário alertar para o que está mesmo muito mal nesta reforma. As Novas Oportunidades (que o Sócrates chegou a dizer que só por isso valeu a pena ter governado) são a entrega gratuita de diplomas, tal como alguns cursos profissionais em que eles andam para aí a estragar as escolas e o juízo dos professores. A exigência de taxas de sucesso ( e é claro que um professor trabalha sempre para o sucesso) como item de avaliação compromete o futuro do ensino e das futuras aprendizagens dos nossos jovens, que não adquirem as competências necessárias para determinadas idades, uma vez que se cria um clima de facilidade.