2008-04-15

ÉVORA GANHA COM A VOZ DO PSD

A Comissão Política de Secção de Évora do PPD/PSD saúda o papel determinante do vereador António Dieb na Câmara Municipal, contribuindo de forma construtiva para que Évora possa ser dotada do Parque Desportivo que precisa há décadas e para a recuperação do Salão Central Eborense, que ameaça ruir em pleno Centro Histórico, classificado de Património da Humanidade.

Sabendo interpretar a vontade da população e atento às necessidades do concelho, o vereador António Dieb defendeu o equilíbrio e boa gestão das finanças locais, promovendo, de forma responsável e construtiva, o entendimento entre as várias forças político-partidárias representadas no Executivo autárquico, de forma a dotar Évora de equipamentos desportivos e culturais que não podem ser adiados.

A CPS de Évora do PPD/PSD congratula-se com o facto de a eleição de um vereador social-democrata ter contribuído decisivamente para que Évora tenha hoje um Plano Director Municipal cuja revisão se eternizava, a par da sua iniciativa de dotar o concelho de um Plano Estratégico, determinante para o futuro do Município, cuja elaboração se está a iniciar e onde todos poderão participar na escolha das novas âncoras de desenvolvimento.

A fidelidade aos valores social-democratas exige dos seus eleitos o cumprimento do programa eleitoral apresentado aos eborenses, tendo como única orientação o serviço às populações para a resolução participada das necessidades do concelho, no âmbito da ideia de cidade que construiu e tem apresentado.

A Comissão Política do PPD/PSD revê-se no equilíbrio das posições do vereador António Dieb ao longo do mandato, afastando-se de atitudes de oposição obstrutiva e antes ponderando todas as propostas agendadas em função do mérito que, em consciência e com a liberdade individual que o mandato dos eborenses lhe confere, considera terem para o presente e futuro do concelho.

Estas atitudes responsáveis demonstram que Évora ganha com a presença do PPD/PSD na Câmara Municipal, contribuindo a nossa voz, equilibrada nas opções do presente, para construir o futuro.

Évora, Abril de 2008 A COMISSÃO POLÍTICA CONCELHIA DE ÉVORA DO PSD

2 comentários:

Alentejano disse...

Aproveito para saudar este blog e o seu autor, pela abertura aos comentários. Considero que está aberto o caminho para tornar este blog num espaço de reflexão mais merecedor do seu título.
Muitas pessoas liam e lêem este blog e lamentavam não poder participar com as sua ideias.
Não nos devemos importar com aqueles que dizem mal dos outros e bem deles próprios, porque lhes fica mal tal ironia.
Não nos preocupamos em ser poupados pelos nossos melhores inimigos, nem tão pouco aqueles de quem gostamos do fundo do coração.

Anónimo disse...

A proposta de constituição da famigerada empresa para a cultura vai à Assembleia Municipal do próximo sábado.

Tal como seria de esperar o modelo de empresa é de facto aquele que o presidente da Câmara imaginou e que está consubstanciado no estudo de viabilidade económica que pode ser consultado aqui. Significa isto que as propostas do Vereador Dieb não encontraram eco nos estatutos da empresa. De facto, se a empresa se destinasse a gerir apenas as obras do salão central e do parque desportivo, a sua constituição era manifestamente ilegal porque o estudo de viabilidade económica não corresponderia a esse modelo de empresa. Por outro lado a mera gestão e acompanhamento de obras não constitui um objecto de negócio que fundamente a constituição de uma empresa municipal.

Para todos aqueles que subscreveram a petição "Defender Évora como Cidade de Cultura" o voto dos Vereadores da CDU na reunião de Câmara de 9/4 foi profundamente incompreensível. Se houvesse razões que a razão desconhecesse, agora, na próxima Assembleia Municipal, ficariam totalmente clarificadas, ou seja, tanto António Dieb como os Vereadores da CDU passaram um cheque em branco ao Sr. Presidente da Câmara.

Neste enredo de interesses inconfessáveis e de atitudes pouco leais apenas o PCP assume claramente uma posição inequívoca consubstanciada nos dois comunicados publicados antes e depois da reunião de dia 9/4. No último comunicado a Comissão concelhia do PCP afirma não se reconhecer na posição dos eleitos da CDU.

Gerou-se um movimento social que atravessou a sociedade Eborense, esse movimento protagonizado por um comunista, Manuel Branco, convergia para as posições conhecidas do PCP sobre cultura. A votação dos Vereadores da CDU posicionou-os ao lado de José Ernesto e António Dieb e claramente contra os mais de 1000 signatários da Petição. Assim e tendo em conta a posição digna do PCP parecia óbvio que o capítulo a seguir seria a demissão dos Vereadores das CDU. Aparentemente não se passou mais nada. Que esperam?

Neste contexto e depois de José Ernesto assumir em entrevista à Rádio Diana que tinha sido aprovada a empresa que ele propôs parece por demais evidente que a atitude mais honesta dos vereadores da CDU seria assumirem publicamente um pedido de desculpas aos signatários da petição e à população em geral e demitir-se. Erros toda a gente comete, a reparação dos erros cometidos é possível mas depende da honestidade e dignidade dos actores.