2008-02-03

AS CONTRADIÇÕES DE SÓCRATES NO ALQUEVA

A Comissão Política Distrital do PSD acompanhou a recente visita do Senhor Primeiro Ministro ao Distrito de Évora, tendo constatado a eficácia da operação dos assessores de imagem do Governo.
Com efeito, quem assistisse à apresentação dos novos projectos turísticos de excelência, em Monsaraz, no passado Sábado, 26 de Janeiro, julgaria que o Governo estava a desencadear um enorme investimento no Alentejo e a criar milhares postos de trabalho.
Puro engano! Todos os investimentos anunciados são privados.
Poder-se-ia afirmar, contudo, que o Governo teria criado as condições ideais para que os promotores privados pudessem dar inicio aos seus projectos.
Mas convém realçar que o primeiro Plano de Ordenamento das Albufeiras de Alqueva e Pedrógão, elaborado pelo então Ministro do Ambiente (Fevereiro de 2002), José Sócrates, foi duramente criticado por investidores privados e autarcas alentejanos, nomeadamente os socialistas que o consideravam “radical e fundamentalista”, impedindo o desenvolvimento e a instalação de projectos turísticos e de outros investimentos.
Foi, pois, o actual Primeiro Ministro o responsável por este longo atraso que nefastas consequências trouxe ao Alentejo.
Por outro lado, o PSD/Évora manifesta a sua enorme preocupação pelo facto de, aparentemente, o Governo não ter acautelado a questão da qualidade da água de Alqueva, permitindo com o seu silêncio, a construção da refinaria da Abengoa (Espanha), junto ao Guadiana.
Aliás, instado pelos promotores privados e pelos autarcas, o Senhor Primeiro Ministro não teceu qualquer comentário acerca deste assunto, o que acalenta as nossas preocupações.
O PSD questiona se, existindo um Convénio entre Portugal e Espanha sobre os rios internacionais, o mesmo não estará a ser violado, uma vez que Portugal não foi consultado sobre a construção daquela refinaria.
Ou será que Portugal foi consultado por Espanha e o Governo socialista de José Sócrates cedeu aquela construção e está a esconder isso de todos nós?
Ou terá sido em prol da grande amizade que José Sócrates nutre por José Luís Zapatero? CPD de Évora 2008-01-30

Sem comentários: