2007-11-01

A EQUACIONAR EM BREVE

Que dimensão de competivividade ibérica, europeia e mundial, ganhariam as regiões portuguesas que resultassem de um processo de regionalização, perante estes resultados que atestam a nossa verdadeira dimensão económica enquanto país (face às regiões espanholas) no contexto ibérico?
Portugal só é mais rico que uma região espanhola
Tem o terceiro PIB, mas ocupa o penúltimo lugar na riqueza 'per capita' . Portugal está em penúltimo lugar na criação de riqueza per capita na Península Ibérica, de acordo com um estudo que abrange o país e as 17 regiões autónomas espanholas, ontem divulgado pela Saer, empresa de avaliação de risco liderada pelo ex-ministro das Finanças, Ernâni Lopes.
(...) Nesta tabela que assinala a qualidade de vida dos cidadãos, Portugal - apesar de possuir o terceiro maior PIB da Península - supera apenas a Extremadura espanhola, estando atrás da fronteiriça Andaluzia.
(...) Portugal é a região com mais população mas está em sétima posição na tabela das maiores exportadoras da Península, com a Catalunha - com forte tradição industrial - Valência e Madrid a ocuparem os lugares nobres.
Nesta tabela, à frente de Portugal, estão regiões como a Galiza, o Pais Basco e a própria Andaluzia.
O relatório destaca que, a médio prazo, a "convergência para o nível de poder de compra médio da União Europeia" dependerá "sobretudo do comportamento do PIB real", com a necessidade de Portugal retomar "ritmos de crescimentos bastante superiores à média europeia".

Sem comentários: