2008-10-04

DESLOCALIZAÇÃO DO PROJECTO SKYLANDER

A localização do prometido cluster aeronáutico português em Évora, era importante pela estruturação de um vasto conjunto de actividades tecnológicas directas e induzidas em todo o Alentejo, com forte impacto na criação de mais de 1.000 empregos directos e 3.000 indirectos, permitindo inverter o crescimento de +81% de desemprego altamente qualificado em Évora desde 2001, altura em que o PS se instalou na Câmara de Évora.

Os eborenses viram em apenas 3 semanas o projecto Skylander voar para França e o PS voltar à carga com nova promessa aeronáutica para Évora (a 3ª, desta vez vinda do Brasil), agora de fabrico de asas e caudas de aviões e com a criação de 570 postos de trabalho, ou seja, apenas 19% dos 3.000 postos de trabalho que o PS estampou em luxuosos “outdoors” nas campanhas eleitorais dos últimos 5 anos.

O Grupo Parlamentar do PSD defendeu a necessidade do cabal esclarecimento sobre as razões que levaram ao cancelamento deste volumoso projecto de investimento do grupo aeronáutico francês GECI Internacional, outrora anunciado como prioritário para o Alentejo e para o país, requerendo que o ministro Manuel Pinho fosse ouvido na Comissão de Assuntos Económicos, Inovação e Desenvolvimento Regional da Assembleia da República.

Merecem os alentejanos em geral e os eborenses em particular tomar conhecimento que o Grupo Parlamentar do PS, que inclui 2 deputados eleitos pelo círculo de Évora, decidiu inviabilizar a audição do Ministro da Economia e Inovação, em comissão parlamentar especializada, sobre o referido projecto de investimento.

É lamentável a atitude do PS de recusar o apuramento das responsabilidades politicas no falhanço de manutenção do projecto de investimento Skylander (Évora), no local próprio que é a Assembleia da República.

É de desconfiar que o falhanço no projecto Skylander constitua apenas uma ponta do véu que é o enorme insucesso político do Governo de atracção de Investimento Directo Estrangeiro (IDE) para Portugal e, em particular, para o Alentejo.

A um ano das eleições autárquicas de 2009, devem os eborenses questionar as reais intenções de um PS demagogo que há 8 anos promete a criação de milhares de novos empregos em Évora e oferece em troca o crescimento do desemprego em 41%.

Podem os eborenses continuar a confiar num governo socialista que não disponibilizou os 50 M€ necessários ao projecto Skylander, classificado como PIN (Potencial Interesse Nacional) em 2006 e que criaria um verdadeiro cluster aeronáutico no Alentejo (concepção, desenho e construção de um avião na sua totalidade) e 3.000 postos de trabalho, em troca de duas supostas fábricas brasileiras de componentes de aviões, mas nas quais o Governo decidiu investir directamente 75 M €?

Aproxima-se de mais uma campanha autárquica socialista ao estilo brasileiro, tal como a de 2001, em que os luxuosos cartazes prometiam a excelência, da qual resultou apenas uma aterragem forçada de Évora na escalada do desemprego, na continuada perda de população, na extinção da animação cultural, na ausência de cinemas e espaços de lazer, na crescente especulação imobiliária e na total degradação do funcionamento dos serviços municipais.

Não é nada que me espante. Basta recordar o que ao longo do tempo aqui se escreveu:

FORAM-SE OS CARTAZES E OS AVIÕES!

CREDIBILIDADE: DO PRESIDENTE AO PRÍNCIPE ... A outra Évora (das novelas e da ficção) QUE O GOVERNO NÃO VOLTE A ABANDONAR ÉVORA

PIOR DO QUE A QUEDA, SÓ O ATESTADO ...

MANTER VIVAS A ESPERANÇA E A MEMÓRIA

SKYLANDER - PROCESSO CADA VEZ MAIS CONFUSO

É URGENTE A CONCRETIZAÇÃO DO INVESTIMENTO AERONÁUTICO EM ÉVORA

AVIÕES NÃO CHOCAM COM PATRIMÓNIO

Kemet e Skylander

ARRANQUE DA SKYLANDER É FUNDAMENTAL E URGENTE PARA ÉVORA

O PARTIDO SOCIALISTA PREJUDICA A IMAGEM DE ÉVORA

ÉVORA CAPITAL ... DA MÁ GESTÃO SOCIALISTA

AI, AI, AI, AINDA AGORA FOI COLADO E LÁ SE VAI MAIS UM OUTDOOR

PSD APOIA CLUSTER AERONÁUTICO EM ÉVORA

CLUSTER AERONÁUTICO - ÉVORA - REQUERIMENTO DO PSD À AR

ÉVORA PRECISA RECUPERAR DOS LOGROS AERONAÚTICOS

MUITO POUCA MESMO

A EXCELÊNCIA TEIMA EM NÃO POUSAR EM ÉVORA

Sem comentários: