2005-09-21

ESTACIONAMENTO EM ÉVORA LONGE DE ESTAR MELHOR. É UM FACTO

A aproximação do dia europeu sem carros (agora semana, chamada da mobilidade) intensifica a reflexão sobre a duvidosa utilidade de tal iniciativa para fins de informação à gestão municipal ao longo de todo o ano, mais do que uma acção de propaganda eleitoral do Governo e dos municípios, a que aderiu na altura o Primeiro-Ministro aquando da sua passagem pelo Ministério do Ambiente.

Perante nova encenação propagandística da Câmara de Évora sobre a sua (falta de) preocupação com o trânsito e estacionamento na cidade, importa reflectir sobre pontos concretos destas dimensões essenciais à qualidade de vida urbana:

  • O estacionamento no Centro histórico está melhor e acarreta vantagens para os automobilistas, para os peões, comerciantes e residentes? Tenho sérias dúvidas! Poderia estar melhor? Acredito que sim, se a Câmara Municipal não se tivesse limitado a suprimir indiscriminadamente lugares de estacionamento no interior do Centro Histórico: basta contar …;
  • Os lugares de estacionamento suprimidos no interior do Centro Histórico foram substituídos por novos lugares criados fora daquele núcleo? Definitivamente NÃO. É um facto. Nenhum novo lugar de estacionamento fora das muralhas foi criado ao longo de 4 anos, nem mesmo em compensação aos parques entre as portas de Alconchel e do Raimundo. Era possível ter feito mais? Sem dúvida, mais ainda por terem sido prometidos pelo PS vários parques subterrâneos em volta das muralhas. No entanto, nem sequer se tocou no Rossio de S. Brás, limitando-se a lançar um concurso de ideias, à falta de soluções próprias, como aliás se verifica em quase tudo o resto;
  • Os parques de estacionamento fora das muralhas, que não viram a sua capacidade aumentada e que se encontram sobrelotados, têm melhores condições de segurança? O piso foi arranjado? Estão ordenados e são convidativos aos automobilistas? Têm sombras suficientes? Não erro certamente se apontar a total ausência de intervenção da Câmara Municipal ao longo de 4 anos nestes aspectos, conduzindo a uma crescente degradação da situação.

Sendo uma dimensão fundamental à qualidade de vida urbana, tenho sérias dúvidas de que alguém possa ousar usar a terminologia da excelência relativamente aos transportes e estacionamento em Évora, a qual havia sido prometida para superar a degradação da situação a que a CDU deixou chegar a cidade ao longo de quase três décadas.

O tempo veio dar razão aos que nunca acreditaram que o PS fosse capaz de se afirmar como alternativa à CDU. Estando perdidos já 4 anos, urge corrigir as escolhas, em direcção a outras soluções.

Sem comentários: