2005-09-29

AUTÁRQUICAS 2005 - ÉVORA

Perante uma ampla plateia de eborenses de vários quadrantes políticos e partidários, para além dos Candidatos integrantes das listas do PPD/PSD, foi apresentado à população e à comunicação social no passado dia 27, em Évora, o conjunto de princípios de gestão autárquica com que aquele partido se compromete para o concelho de Évora.

Na presença do Secretário Geral do PPD/PSD, Dr. Miguel Macedo, vogal da Comissão Política Nacional, Dr.ª Maria do Céu Ramos, do mandatário da candidatura, Eng.º Luís Capoulas e de vários outros convidados de honra, foram chamados a entrar na sala e a percorrer o vasto caminho até às primeiras filas, os cabeças de lista às Assembleias de Freguesia do concelho de Évora, o cabeça de lista à Assembleia Municipal e os candidatos que integram a lista à Câmara de Évora, encabeçada pelo Dr. António Costa Dieb. Foi aliás do candidato do PSD à presidência da Câmara de Évora a primeira intervenção da noite, a qual se centrou, num primeiro momento, na denúncia e identificação das promessas emblemáticas que o PS fez aos eborenses em 2001 e não cumpriu passados quatro anos.

António Costa Dieb apontou à Câmara de Évora, os atrasos à revisão do PDM e as desastrosas consequências que daí decorreram para a vida das jovens famílias de Évora, impedidas de adquirir ou construir casa própria devido à exorbitância dos preços dos terrenos e habitações, que teimam em não baixar e de desmentir por isso a Câmara de Évora, que tantas promessas de combate à especulação imobiliária havia feito.

Sem ter conseguido compensar os jovens e as famílias carenciadas através da disponibilização de terrenos a baixos preços e da construção de habitação social (a Câmara de Évora construiu menos de 400 casas em 4 anos, ao contrário das 400 habitações por ano que prometeu), o resultado foi também a não fixação de população jovem e a falta de investimentos geradores de emprego.

A este propósito, o candidato do PSD à Câmara de Évora, António Costa Dieb, fez questão de comparar os valores do desemprego no Alentejo e no concelho de Évora, tendo por referência o mês de Julho de 2001 e de 2005. Perante as estatísticas oficiais publicamente divulgadas, a comparação não parece favorecer o concelho de Évora, onde o desemprego cresceu 82%, contra os 2% de aumento no Alentejo, sendo ainda mais dramático nos jovens com menos de 25 anos, cujo desemprego desceu no Alentejo (-2%), mas cresceu assustadoramente no concelho de Évora +91%.

Apontando a degradação da qualidade da vida urbana do Concelho de Évora (transportes, estacionamento, infra-estruturas desportivas e de lazer) à gestão municipal do PS, o candidato do PSD comprometeu-se a desenvolver esforços prioritários nestas áreas, a par da saúde (exigência da construção do Hospital Regional assegurado pelo governo PSD), da cultura (construção da nova Biblioteca Municipal e Publica), com vista a elevar os níveis de qualidade e conforto da vida urbana.

Esta é a solução apontada pelo PSD para aumentar a capacidade de Évora atrair pessoas e quadros altamente qualificados, ao mesmo tempo que se cativam investimentos de razoável envergadura, com prioridade para o eixo económico do turismo e lazer associados à cultura, pedras de toque privilegiadas por António Costa Dieb ao longo da sua intervenção.

O candidato do PSD à Câmara de Évora não esqueceu ainda a importância do bom funcionamento dos serviços municipais na facilitação da vida quotidiana dos cidadãos e das empresas, responsabilizando directamente o actual executivo do PS pela burocratização dos mesmos, complicando, em vez de facilitar, ao ter aumentado de 5 para 11 o número de chefias de departamentos e de 16 para 20 o número de chefes de divisão, tudo isso com o único propósito de satisfazer clientelas alheias ao interesse público.

O Secretário-Geral do PSD, Dr. Miguel Macedo, que fez questão de estar presente nesta sessão, enalteceu as qualidades de seriedade, rigor, raciocínio e gestão de projectos do candidato à Câmara de Évora, apontando tais características como as marcas distintivas que sustentam a confiança que o eleitorado eborense virá a depositar no PSD para gerir os destinos do concelho durante os próximos anos, com vista à construção de um projecto de elevação da qualidade de vida, para todos os eborenses e não apenas para alguns.

Sem comentários: