2008-02-03

OS COVEIROS DA UE

Um Reitor que não consegue endireitar o barco e um Governo a atirar pedras, serão os responsáveis pela continuada debilitação de uma instituição fundamental não só para a cidade de Évora, mas para todo o Alentejo.
Bem pode o PS fazer mais uma nota de imprensa a recordar-nos o grande contributo do Governo socialista para a defesa do interior do país e para a sua revitalização económica e demográfica.
Segundo a Rádio Diana:
O reitor da Universidade de Évora admite reduzir o corpo docente nos próximos três anos, para cumprir o contrato de saneamento financeiro assinado com o Governo.
O excesso de professores e um “fortíssimo constrangimento financeiro” justificam medidas que não serão exactamente despedimentos, segundo Jorge Araújo.
“Não são propriamente despedimento” disse à DianaFm o reitor, adiantando que “vamos é rescindir contratos com professores convidados e à medida que os contratos chegam a termo, nós não os renovamos”. “Temos também alguns professores do ensino secundário que estão requisitado, teremos também de rescindir essas requisições, portanto, os professores voltam as suas escolas de origem”, disse Jorge Araújo. Segundo o reitor, “existe também a possibilidade de mobilidade especial voluntária”, não havendo “muito mais instrumentos ao nosso alcance para diminuir o número de docentes excedentários”.
Caso seja imposta à Universidade de Évora a aplicação da lei da mobilidade, o governo terá de dar apoio técnico à instituição, diz o reitor. “Se não aconteceria o mesmo que no ministério da agricultura, onde se mandam os funcionários para a mobilidade, depois há uma providencia cautelar e volta tudo atrás”disse Jorge Araújo, considerando que “assim não vale a pena”. A redução do corpo docente deverá realizar-se ao longo dos próximos três anos.
Apesar de reconhecer que a operação de saneamento financeiro da Universidade de Évora é "melindrosa e penosa", porque "colide com legítimos interesses e expectativas pessoais", Jorge Araújo assegura que a reitoria está a "prepará-la com o máximo cuidado".

Sem comentários: