2007-12-19

A QUE FUNDO CHEGAREMOS EM 2013?

O Jumento dá destaque, na sua rúbrica "Coices na Imprensa", ao mais que vergonhoso caso UGT/FSE.
CHEGOU AO FIM O "CASO UGT" «O colectivo de juízes do Tribunal da Boa-Hora considerou ontem não ter ficado provada a existência de um plano criminoso de desvio de verbas do Fundo Social Europeu pela UGT, tendo absolvido os 36 arguidos envolvidos. No culminar de um processo que se arrastou pelos tribunais durante 15 anos, apenas a um dos arguidos, José Veludo, foi atribuído o crime de burla na forma tentada, que entretanto prescreveu.» [Jornal de Notícias]
Parecer: Com o fim deste processo encerra-se o capítulo mais vergonhoso do processo de integração na UE, o esbanjamento das verbas do FSE.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mandem-se os parabéns a todos os trafulhas que enriqueceram com as ajudas comunitárias desviadas dos fins a que estavam previstas.»

Na verdade, este é um caso bem negro da nossa mais recente história, não só pela morosidade da justiça (15 anos) e pelos impostos consumidos sem consequência, mas, principalmente, pelo sinal que pode ser percebido pela sociedade portuguesa para o período em que vigorará o actual QREN.

Pode a mesma sociedade avaliar a actuação de certos parceiros sociais responsáveis pela gestão dos fundos comunitários, como compensatória, pelo facto de a impunidade declarada ou por prescrição ser o mais frequente e quase predominante resultado que sobre eles acaba por recair.

Em 2013 logo se verá em que fundo estará Portugal. Responsáveis é que não haverá certamente, a avaliar por este exemplo ...

Sem comentários: