2010-10-01

UNANIMIDADE SOBRE O ESSENCIAL NA FREGUESIA DO BACELO EM ÉVORA

Sob o lema “Mobilidade Mais Inteligente – Uma Vida Melhor!”, decorreu de 16 a 22 de Setembro a semana Europeia da Mobilidade. Na tradição de anos anteriores, a Câmara Municipal de Évora aderiu à iniciativa promovendo animações de rua, debates radiofónicos, teatros e caminhadas organizadas, culminando com o habitual “dia sem carros”.

O espírito festivo que a Câmara Municipal quis dar a esta iniciativa poderia ter sido outro, menos mediático e mais pragmático, indo de encontro à preocupação com que os residentes e autarcas eleitos na Assembleia de Freguesia do Bacelo encaram a problemática da mobilidade. Para nós, mobilidade “ mais inteligente” só pode ser comemorada quando esta efectivamente existir e estiver assimilada no estilo de vida dos Eborenses.

Até lá, de que serve comemorar a mobilidade quando em pleno Século XXI uma freguesia com a dimensão e importância do Bacelo se vê literalmente cercada e inacessível a quem pretende deslocar-se a pé para o centro histórico ou para as restantes freguesias vizinhas.

As vias que ligam a Freguesia do Bacelo ao centro histórico revelam e espelham bem o estado desastroso da mobilidade na nossa freguesia. Caminhar na Estrada da Chainha, na Estrada da Igrejinha, na Estrada das Salvadas, na Estrada Nacional n.º 18 (Frei Aleixo) ou na Avenida Lino de Carvalho pode tornar-se num exercício verdadeiramente perigoso. A inexistência de passeios continuados e de um sistema de iluminação aumentam o risco de atropelamento e o sentimento de insegurança.

Porque entendemos que a mobilidade deve ser algo sustentável e presente no quotidiano de uma sociedade que se pretende moderna e ecologicamente responsável, a Assembleia de Freguesia do Bacelo, reunida a 28 de Setembro de 2010, delibera:


  • Manifestar junto da Câmara Municipal de Évora a sua preocupação relativamente às deficientes condições de acessibilidade da freguesia ao centro histórico da cidade;

  • Recomendar à Câmara Municipal de Évora que assegure no orçamento de 2011 um maior esforço de mobilização de meios e recursos para resolução do problema;

Évora, 28 de Setembro de 2010
A Assembleia de Freguesia do Bacelo
Os eleitos do PSD na Assembleia de Freguesia do Bacelo

Sem comentários: