2006-12-01

ÉVORA CIDADE QUÊ?

Em mais uma iniciativa da CM de Óbidos de animação do seu Centro Histórico (que não tem dimensão de comparação com o de Évora), esperam-se cerca de 80.000 visitantes dos vários cantos do país durante o mês de Dezembro. Para os acolher, foram construídas infra-estruturas, entre elas os parques de estacionamento (mais de 3.000 novos lugares).
Em Évora, no ano de comemoração dos 20 anos de elevação do seu estatuto a património da humanidade, o natal de 2006 será ... igual aos outros anteriores.
Valha-nos ainda assim a animação proposta pela Associação Comercial do Distrito de Évora, em cuja notícia não se vislumbra qualquer apoio por parte da Câmara de Évora, como se pode observar:
A Associação Comercial do Distrito de Évora, no âmbito do projecto MODCOM, pretende levar a efeito um Programa de Animação de Natal, no Centro Histórico de Évora, entre os dias 1 e 23 de Dezembro de 2006.
Do programa de actividades previsto consta:
- Espectáculo de dança, dia 1 e 8 de Dezembro, pelas 16:00 horas na Praça do Giraldo: danças sevilhanas pelo IPJ, uma apresentação pelo ginásio Ritmus Health Club, capoeira e hip-hop pela Sociedade Harmonia Eborense, acordeon pelo Instituto Musical Patrício, Lda; apresentação pelo grupo B1; grupo de saxofones, grupo de clarinetes e grupo de trompetes, trompa e bombardino pelo Conservatório Regional de Évora - Eborae Musica. Nesta iniciativa contámos com o apoio da ÓPTICA HAVANEZA.
- Criaturas endiabradas (dia 2 de Dezembro, por diversas ruas do comércio tradicional): actores que através dos seus gags temáticos interagem com o público, realizando acrobacias, danças e belíssimas combinações de malabarismo. Chegam para criticar, caracterizar e ridicularizar a nossa sociedade através de divertidas rábulas. Fazem as delícias dos presentes.
- Animação pela G.A.T.U.É (Grupo Académico de Teatro da Universidade de Évora), no dia 9 de Dezembro, pelas 16:00 horas, na Praça do Giraldo, na qual fazem parte um pequeno número de palhaços, com malabarismo e música ao vivo.
- Animação e entretenimento das crianças pelas alunas do 3.º ano da licenciatura em Educação de Infância (dia 12 a 16 de Dezembro, numa tenda montada na Praça do Giraldo). Esta iniciativa tem o apoio da papelaria NAZARETH E FILHO, LDA PAPELARIA SALESIANA DOM BOSCO, LDA e da UNIVERSIDADE DE ÉVORA.
- Chegada do Pai Natal na charrete de cavalos (dia 18 de Dezembro). O Pai Natal sai do Rossio pelas 10:00 horas, chega à Praça do Giraldo pelas 10:15 horas, onde permanecerá até às 11:00 horas.
- 2 Pais Natais percorrem as ruas do comércio tradicional, distribuindo guloseimas, balões e punch balls a todas as crianças. Algumas das guloseimas são oferta do supermercado CASÃO.
- Ateliers: atelier de enfeites de Natal, carta ao Pai Natal e face painting, para os mais pequenos. A criança com a melhor carta ao Pai Natal será premiada com um brinquedo surpresa, oferta da CASA MILHO.
- Passeios na locomotiva animada, durante os dias 18 a 23 de Dezembro, com o seguinte percurso: Praça do Giraldo, Rua Serpa Pinto, Volta à Muralha, Rua Cândido dos Reis, Rua José Elias Garcia, Rua do Menino Jesus, Portas de Moura, Rua Dr. Eduardo Nunes, Rua da República e Praça do Giraldo.
- Animação de Rua, durante os dias 21, 22 e 23 de Dezembro: modelador de balões e personagem em andas.
- Mini-Praça das brincadeiras (de 18 a 23 de Dezembro): Insuflável (na Rua João de Deus, no Largo junto à Farmácia Ferro); Cama elástica (no Largo Álvaro Velho); 4 carrinhos a pedais (a circular por diversas ruas do comércio tradicional);
- Pai Natal oferece pipocas (dia 20 de Dezembro, na Praça do Giraldo e Rua João de Deus);
- Entrega de brinquedos, livros e computadores usados a crianças carenciadas;
- Concurso de Montras, com prémios para os 3 primeiros classificados, uma oferta da agência de viagens TURALENTEJO (1.º prémio), POUSADAS DE PORTUGAL - Região Alentejo: Alcácer do Sal, Arraiolos, Évora, Alvito, Beja, Torrão e Santiago do Cacém (2.º prémio) e agência de viagens RAINHA SANTA ISABEL (3.º prémio). Serão ainda atribuídas menções honrosas ao 4º ( 1 Kit de Telesegurança Homeguard Plus, oferta da PT COMUNICAÇÕES) e 5º classificado (1 telefone sem fios PT ONE).
- Concurso Melhor Ementa de Natal, com prémios para os 3 primeiros classificados, oferta da PT COMUNICAÇÕES, a saber: 1 Kit de Telesegurança Homeguard Plus e um telefone sem fios PT ONE(1.º prémio); 1 Kit de Telesegurança Homeguard Plus (2.º prémio) e um telefone sem fios PT ONE (3.º prémio).
Nestas iniciativas tivemos o apoio da PT COMUNICAÇÕES.
Convidamos toda a população, principalmente os de palmo e meio, a participarem esta iniciativa.O comércio tradicional deseja-vos BOAS FESTAS.

Sem comentários: