2006-12-21

O FIEL DA BALANÇA DEFENDE O INTERESSE GERAL

O fiel da balança numa Câmara sem maioria absoluta, é frequentemente posto em causa nas suas posições, sendo acusado pelas várias partes de favorecer alguma delas, em função de interesses que injustamente se julgam nortear a sua acção.
Na telenovela que foi a eleição para a Região de Turismo de Évora, o vereador do PSD na CM de Évora foi acusado pelo PS e pelo presidente da autarquia de estar coligado com a CDU, por ter considerado necessário, bem, colocar um travão nos abusos de poder do PS na representação de um órgão onde não detém a maioria absoluta.
Em infelizes posições públicas então tomadas, alguns chegaram mesmo a catalogar então como negativa tal coligação.
Foi agora aprovado e viabilizado o orçamento da CM de Évora para 2007, sem entraves por parte do vereador do PSD, que, de forma responsável, ponderada e consciente, garantiu estabilidade governativa a um executivo que perdeu a maioria absoluta. Os comentários são agora provenientes de outros quadrantes político-partidários onde alguns entendem, felizmente cada vez menos, que o estatuto de oposição obriga a uma permanente posição contrária ao poder vigente, com vista ao bloqueio do seu exercício.
Ainda que correndo o risco de ser agora encarado como coligado ao PS, considero que o vereador do PSD agiu bem e decidiu correctamente, em respeito pelo interesse geral do município e não por interesses pessoais que marcam e influenciam quem, de vários quadrantes o critica, em diferentes momentos e circunstâncias.
Agiu correctamente o vereador do PSD na CME ao colocar acima da disputa partidária, os interesses do município, bem como ao respeitar a necessidade de assegurar os compromissos financeiros do município assumidos em anos anteriores, sobretudo na fase final do anterior mandato.
Agiu bem o vereador do PSD na CME por assegurar a satisfação dos interesses dos fornecedores e empreiteiros da CME que não se podem ver prejudicados de um momento para o outro por qualquer leviana e imponderada decisão de algum vereador menos consciente.
Agiu de forma construtiva o vereador do PSD na CME ao propor alterações às grandes opções do plano de actividades para 2007, dando particular ênfase ao avanço dos trabalhos no Aeródromo Municipal de Évora, do Parque de Feiras e Exposições, iniciando-o em 2007 e antecipando em um ano a programação apresentada para a sua conclusão, a melhoria das acessibilidades rodoviárias e a criação de estacionamento.
Actuou ainda o vereador do PSD de forma decisiva para o futuro de Évora ao tomar a iniciativa de apresentar a proposta de elaboração do Plano Estratégico de Évora em 2007, instrumento de planeamento considerado vital para a orientação e desenho de políticas de desenvolvimento concelhio, proposta que foi aceite e integra o Plano de Actividades da CME para 2007.

Sem comentários: