2005-10-21

A IRRESPONSABILIDADE SOCIALISTA NAS SCUT

No que toca às SCUT, a decisão que o Governo se prepara para adoptar, é a correcta, aquela que deveria ter sido adoptada logo de início, à luz da situação financeira do país e da disponibilidade de fontes de financiamento público disponíveis.
É aliás por muitas irresponsabilidades (como esta) dos governos e António Guterres que hoje estamos a pagar facturas elevadas em termos de défice e de desemprego, como Luis Pais Antunes ainda recentemente referia acertadamente: não é possível governar um país sem pensar a médio e longo prazo, baseado apenas na conjuntura de crescimento económico favorável mas dependente maioritariamente do crescimento da variável consumo interno.
É irrealista, ou melhor, como diria o Engº ex-Primeiro-Misnistro, é virtual. E foi mesmo.
A prova disso foi o agravamento da situação financeira do país nos anos seguintes.
Contributo para a defesa da tese da irresponsabilidade governativa anterior é ainda o facto de o actual Governo se preparar para mandar fazer mais um estudo sobre o futuro modelo de financiamento das SCUT.
As perguntas que se colocam são várias: a decisão então tomada sobre tal modelo não teve por suporte qualquer estudo? Os pressupostos do mesmo deixaram de ser válidos? Quais? Os que previam um crescimento inesgotável do PIB com base apenas no consumo? Ainda não se adivinhavam os impactes negativos da liberalização dos têxteis e do aumento do preço do crude?
Mas, outras questões se levantam:
  1. Apesar de acertada, a decisão do actual Primeiro-Ministro não pode deixar de merecer o reparo de, ao longo de toda a campanha eleitoral ter deixado transparecer a ideia de que o PS pensava o contrário, de forma diferente do PSD, que sempre assumiu esta decisão como inevitável. Chama-se a isto, de forma simples, iludir o eleitorado;
  2. Sócrates também foi membro dos Governos que tomaram, erradamente, as decisões que agora pretende corrigir, sem nunca ter lavantado a voz a favor de uma solução alternativa, nomeadamente aquela que agora pretende adoptar.

Sem comentários: