2005-10-18

CONTRADIÇÕES ENERGÉTICAS

A gestão do processo da Central Solar de Moura, é no mínimo vergonhoso.
Primeiro, porque há centenas de postos de trabalho directos e indirectos que poderiam ter sido já criados e que ainda não o foram, antes diminuindo a cada dia que passa a probabilidade de que tal venha a acontecer;
Segundo, porque se perde igualmente uma oportunidade de gerar, cimentar e alimentar um "cluster" de tecnologia e inovação tão necessário à dinamização da investigação científica no Alentejo, que dispõe de pouco mais que nada nessa matéria;
Terceiro, porque se desperdiça a ideia, o projecto e a capacidade concreta de diminuir a dependência energética nacional relativamente ao petróleo.
O que mais choca é ouvirmos o Ministro das Finanças explicar os pressupostos de base à elaboração dos cenários macroeconómicos previsíveis para o próximo ano em Portugal, invocando precisamente o elevado preço do petróleo e a excessiva dependência de Portugal relativamente ao mesmo enquanto justificativos de boa parte da despesa orçamental.
Então, porque não se avançou ainda com este projecto, numa região tão pobre que precisa dele como de pão para a boca? Porque se anda a adiar sistematicamente, dia após dia o seu avanço?
Não consigo encontrar explicações lógicas, mas ... outras deverão existir por certo.

Sem comentários: