2005-10-30

ENTRADA DE LEÃO, SEM PAVOR... Para mais tarde recordar.

A este jovem eborense, meu amigo, de nome NUNO LEÃO, recém chegado à Assembleia Municipal de Évora, eleito na lista do PSD, coube a estreia de discursar no acto de tomada de posse daquele órgão.
E não é que o rapaz se saiu mesmo bem...? Temos um Jotinha rijo.
Bem vindo seja o rapaz.
Ficará nas memórias e arquivos da Rua da Lagoa.
Não é para todos... Só para quem merece e não se rende a benefícios e interesses pessoais, antes honrando a camisola, custe o que custar: tudo menos a honra. Honra lhe seja devida.
Assim sim. O futuro ficará em boas mãos.
Dos outros, não rezará a história, a não ser alguma edição "alegre de Portugal". Quem tem pavor que fique em casa.
Eis o discurso:
«Exmº Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Évora; Presidente da Câmara Municipal de Évora; Senhores Vereadores da Câmara Municipal de Évora, permitindo-me um especial cumprimento ao mais novo e mais prometedor dos vereadores, o nosso bom amigo Dr. António Dieb; senhores deputados municipais, convidados, minhas senhoras e meus senhores. É com muito orgulho que estou hoje neste púlpito:
1º, porque ingresso numa bancada parlamentar que foi a única a apresentar-se ao eleitorado com os mesmos membros, na íntegra, os quais, não só foram reeleitos, como viram reforçada a sua votação;
2º, porque pertenço a um partido que foi o único vencedor das eleições autárquicas em Évora: o PSD foi a única força política com assento neste forum viu reforçados o número de votos expressos (em 19%) e reforçados o número de eleitos para a Câmara e Assembleia Municipal;
3º porque passo a partir de agora a integrar uma equipa prestigiada, que ao longo de 4 anos se esforçou como mais nenhuma para respeitar a confiança que nela tinha sido depositada; Minhas senhoras e meus senhores, quando, há 4 anos, esta equipa do PSD assentou arraiais neste forum, prometeu que o seu objectivo não era apenas o de manter aquecidas as cadeiras. Os meus parabéns pelo esforço desenvolvido e o nosso agradecimento ao eleitorado de Évora que reconheceu o esforço, a dedicação e o empenho, sempre subordinados aos princípios jurados em 2001: rigor, isenção e transparência. Ao longo de 4 anos, apenas 2 deputados municipais do PSD, em 40 que constituem este fórum, não se coibiram de, sem demagogias, apresentar propostas, moções, recomendações, sugestões, interpelações, esclarecimentos, participarem activamente em todos os grupos de trabalho a que foram chamados, empenhando-se com bastantes sacrifícios nos domínios pessoal, profissional e familiar, para, em última instância, honrarem o PSD, em cujas listas foram eleitos, e cuja dignificação foi, exclusivamente reconhecida pelo eleitorado eborense. Obrigado Évora.
Os princípios continuam válidos: o rigor, a isenção e a transparência continuarão a ser os nossos guias.
O empenho será igual, conscientes que a responsabilidade é agora maior, pelo maior peso dos votos e pela consciência que a confiança do eleitorado no PSD aumentou, em Évora. Tenho a certeza que o PSD não defraudará as expectativas que nele foram depositadas, antes as ampliará substancialmente. Essa é a principal razão da minha estada aqui, mas também a minha fonte de inspiração, o que me faz mover e contribuir, enquanto jovem, para que a “excelência” tenha cor: já agora, se não se importam que seja laranja. Pelo PSD, totalmente dedicado a Évora, sempre.»

Sem comentários: