Reza assim o texto patente na "Sala de Imprensa da CME", sobre o que aconteceu na primeira reunião deste mandato:
«Câmara de Évora distribuiu pelouros em reunião de câmara extraordinária
Realizou-se ontem, dia 18 de Outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma reunião extraordinária da Câmara Municipal, a primeira reunião pública do recém eleito executivo municipal.
Dos pontos da ordem do dia agendados, destacam-se a distribuição de pelouros, a designação dos vereadores a tempo inteiro, a calendarização das reuniões públicas de câmara e a delegação de competências.
O presidente da Câmara Municipal de Évora, José Ernesto d'Oliveira, iniciou a reunião com uma saudação de boas-vindas a todo o executivo municipal e em especial aos que pela primeira vez assumiam o cargo político de vereadores. O autarca comunicou em seguida, sem que houvesse qualquer comentário ou objecção dos restantes eleitos, que a Câmara Municipal de Évora passa a partir deste momento a contar com dois vereadores a tempo inteiro: o segundo e terceiro elementos da força política mais votada, o Partido Socialista, Manuel Francisco Melgão e Filomena Araújo.
Relativamente à distribuição de pelouros, o presidente da Câmara convidou, quer os vereadores da CDU, quer o vereador eleito pelo PSD, a aceitar alguns pelouros.Perante a recusa formal dos vereadores da oposição, o presidente avançou então com uma solução alternativa que concentra todos os pelouros nos eleitos do PS.
O presidente da Câmara fica responsável pelas áreas de:
- coordenação da actividade geral da câmara;
- informação e relações públicas;
- gestão e administração de recursos;
- desenvolvimento económico;
- planeamento;
- ordenamento do território;
- equipamento urbano
- mobilidade;
- cultura;
- relações internacionais;
- protecção civil;
- turismo;
- coordenar o gabinete de apoio à vereação e ao secretariado;
- coordenar a participação da Câmara Municipal de Évora na Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios do Distrito de Évora e na Assembleia Distrital.
O vereador Manuel Francisco Melgão tem a seu cargo as matérias referentes à:
- Assembleia Municipal;
- Freguesias;
- gestão urbanística;
- obras municipais;
- auditoria e fiscalização;
- desporto.
Sob a alçada da vereadora Filomena Araújo ficam as áreas da:
- educação,
- juventude,
- acção social,
- o ambiente e a higiene pública
- águas e saneamento.»
É caso para dizer que, com esta prova de (des)confiança nos seus próprios vereadores, imagine-se bem que pelouros não estaria o Presidente da Câmara de Évora preparado para atribuir aos vereadores da oposição que distraídamente tivessem acedido ao convite...
Sem comentários:
Enviar um comentário