2005-10-04

A CÂMARA DE ÉVORA FUNCIONA MELHOR?

O actual executivo do PS decidiu levar a cabo, há algum tempo atrás, a reorganização dos serviços da Câmara de Évora.
Pressupõe-se que uma reorganização de serviços sirva para agilizar o seu funcionamento, respondendo melhor e em menos tempo aos cidadãos, em especial aos munícipes do concelho. Confesso que não consigo determinar se os prazos de resposta dos licenciamentos municipais são mais pequenos, se os tempos e a qualidade de resposta dos vários serviços da Câmara Municipal melhoraram ou não, se o atendimento ao público nos vários serviços melhorou.

Mas, tenho a certeza que muitos munícipes terão a noção clara e fundamentada sobre a maior ou menor burocracia hoje existente, os prazos de resposta às solicitações directas, os tempos de decisão sobre os licenciamentos de obras particulares, no fundo, se os serviços municipais servem com mais qualidade e eficácia as necessidades dos munícipes, gerem e utilizam melhor os recursos de que dispõem e valorizam mais os meios humanos que os sustentam. Algumas coisas sei no entanto:

  • Que a Câmara Municipal de Évora funcionava antes com 5 Departamentos e agora tem 11;
  • Que os serviços municipais tinham 16 Divisões e agora têm 20, para além de mais 4 gabinetes municipais;
  • Que as sobreposições de competências em resultado do substancial aumento do número de unidades orgânicas e chefias tenderá naturalmente a observar-se;
  • Que o aumento do peso da máquina burocrático/administrativa acompanha estranhamente a criação de novas empresas municipais para desenvolverem serviços que antes eram prestados pela Câmara Municipal directamente e que em alguns casos ainda continuam (ex. da Sociedade de Reabilitação Urbana, que pretende intervir na recuperação da função habitacional e comercial da zona histórica da cidade);

Resta aos eleitores decidirem, no dia 09 de Outubro, em função de, entre outras coisas, já terem ou não constatado a excelência nos serviços Municipais.

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