2011-05-03

Apresentação dos Candidatos às Legislativas 2011 - Évora

(Discurso do Professor Doutor Pedro Lynce)


Portugal vive hoje uma das crises mais graves da sua história recente, por exclusiva responsabilidade dos últimos seis anos de governação socialista.

De facto, o modelo de desenvolvimento pelo qual os Socialistas optaram só poderiam trazer mais pobreza, com base no aumento do consumo público e das famílias e forte investimento público.

Os factos comprovam a opção errada: uma situação social preocupante (cerca de 600.000 desempregados), um crescimento económico negativo e uma crise financeira especialmente grave, caracterizada por um agravamento exponencial do endividamento externo que atinge níveis insustentáveis (170.000 M€), a ponto de afirmarmos que hoje os portugueses vivem bem pior do que em 2005!

Não só a opção foi errada, como o Governo do PS pautou a sua Governação por uma enorme incompetência, onde o Alentejo foi um dos grandes sacrificados.

A taxa de execução do QREN e do PRODER tem níveis próximos dos 30% quando deveriam ter uma taxa de execução de 60%, a que se junta um atraso de implementação de 3 anos que é largamente responsável pelas dificuldades que atravessam as empresas e as autarquias do Alentejo. O PS aumenta deste modo as assimetrias regionais, castigando o Alentejo e os Alentejanos.

O Programa eleitoral do Partido Socialista agora apresentado não é mais do que uma farsa, pois esconde a realidade da situação económico - financeira do País, continuando a prometer tudo a todos, visando uma posterior vitimização perante o eleitorado face à impossibilidade do seu cumprimento, culpabilizando de seguida outros. Era tempo de o Governo PS assumir as suas responsabilidades! Uma estratégia já conhecida do passado, que nos conduziu a esta situação desastrosa e simultaneamente a prova acabada de que o PM não tem ideias novas, cujos resultados desta política são mais sacrifícios para os portugueses…

Quando o PM, continua a afirmar que tem “orgulho” naquilo que o Governo por si liderado fêz por Portugal, na continuação daquela frase célebre proferida na Assembleia da República que ainda está para vir o PM que faça melhor do que ele, mostra claramente que toda a sua argumentação tem por base a arrogância, na falta de um projecto para Portugal.

Há muito que o PSD, fiel à sua matriz reformadora, reclama do Governo as reformas necessárias. É, cada vez mais urgente, que assumamos uma vontade de MUDAR, o que aliás será visível no programa que vamos apresentar ao eleitorado, com compromissos de actuação urgente em áreas que exigem uma intervenção prioritária, designadamente obrigações financeiras com o exterior, o combate à exclusão social, a segurança das pessoas e a criação de empregos pela implementação dum novo modelo de desenvolvimento económico, que deverá assentar prioritariamente na iniciativa privada, com recurso à produção de bens transaccionáveis, tanto para exportação como substituição de bens importados, acompanhados de incentivos ao investimento.

Vamos assistir a uma campanha eleitoral por parte do Partido Socialista, em conformidade com a prática política seguida pelos actuais governantes socialistas, que vai valer de tudo para iludir os Portugueses. Uma campanha de discurso escrito, teleponto e muita falta de vergonha!

Nós candidatos do Partido Social Democrata, reafirmamos hoje perante o eleitorado, de que temos valores essenciais na vida e na acção política dos quais não abdicaremos, casos da verdade quando se fala às pessoas, da seriedade no discurso e nos argumentos políticos, do realismo das propostas, da responsabilidade na actuação e caminhos seguidos e sentido de compromisso com o futuro, tão necessários para recuperar a confiança nos eleitos.

Contem connosco para defender para defender um País coeso territorial e socialmente, onde as pessoas se sintam bem e os jovens tenhas as suas oportunidades em função do mérito! 

É imperioso fazer perceber aos jovens que o Governo Socialista lhes roubou a esperança de um Futuro melhor. Esta geração de jovens vive um sério dilema por causa do Governo Socialista : caso não seja invertida a tendência actual de governação, jamais a actual geração atingirá uma qualidade de vida a que têm direito. Os Portugueses presisam hoje, mais do que nunca de esperança, mas de uma esperança sustentável assente na verdade!

Acredito que o que o PSD apresenta aos seus eleitores é uma verdadeira alternativa, de programa, de protagonistas e de prática política.

Dia 5 de Junho vamos ser chamados a escolher entre a manutenção da situação actual, cujo modelo é o Estado omnipresente, sufocante, exigindo mais sacrifícios financeiros às pessoas, para alimentar essa máquina consumidora infernal, sistema protagonizado pelo Eng. José Sócrates ou na MUDANÇA, um Estado moderno, despartidarizado em que os lugares sejam ocupados pelos mais competentes, que reconheça a importância da sociedade civil no desenvolvimento do País, trazendo de novo a esperança às pessoas e famílias portuguesas, liderado pelo Dr. Passos Coelho.


ESTÁ NA HORA DE MUDAR! AO CONTRÁRIO DO PARTIDO SOCIALISTA, NÓS ACREDITAMOS NOS PORTUGUESES!

Viva o PSD! Viva Portugal!

1 comentário:

joão b. disse...

deveria ser:
viva portugal!
viva o psd!