2010-12-29

PS E CDU “AFOGADOS” EM CONTRADIÇÕES SOBRE FORNECIMENTO DA ÁGUA EM ÉVORA


O Partido Socialista e a CDU, que em conjunto aprovaram na Câmara Municipal a cessação da concessão existente com a Águas do Centro Alentejo SA, decidiram retirar o ponto da Ordem de Trabalhos da Assembleia Municipal realizada no dia 17 de Dezembro, inviabilizando, dessa forma, que pudesse vir a ser consumada a deliberação tomada por larga maioria no órgão executivo municipal.

Fica, desta forma, evidenciado que a deliberação tomada pelos eleitos do PS e CDU na Câmara Municipal não foi assente em quaisquer estudos sérios e fundamentados sobre a qualidade da água mas, tão só, para uns numa mera questão financeira e, para outros, por meros princípios de oposição ao modelo empresarial de exploração da água, ainda que por empresas de capitais exclusivamente públicos.

Entre a realização da reunião pública da Câmara de Évora e a da Assembleia Municipal, os eleitos da CDU multiplicaram-se em declarações sobre a alegada má qualidade da água fornecida à população do concelho de Évora. Ao contribuírem de forma decisiva para a retirada do ponto na Assembleia Municipal os eleitos da CDU deixaram claro que ou andaram a falar do que não sabem ou sabem que o que disseram não corresponde à verdade. O alarme social que criaram em torno do consumo de um bem essencial apenas se pode justificar pela irresponsabilidade de quem a tudo deita mão para alcançar o poder.

Na Assembleia Municipal de Évora os eleitos do PS e da CDU fizeram tábua rasa sobre a informação dos serviços municipais, que enuncia um conjunto de irregularidades no funcionamento da concessão e que, dias antes, tinha alicerçado o sentido de voto dos respectivos eleitos na Câmara Municipal. Ao primeiro contratempo, socialistas e comunistas decidiram não confiar nas opiniões técnicas dos serviços municipais, em favor do entendimento de entidades externas, facto não contribui para a credibilidade e respeito que os técnicos da Câmara Municipal devem merecer junto dos munícipes.

Por último, importa salientar que este vaivém, desorientado, sem rumo, sem estratégia nem planeamento nas decisões, agravado com tudo o que foi dito no entretanto sobre a qualidade da água, em nada contribui para a confiança a que os consumidores têm direito no fornecimento de um bem essencial como é a água.

Évora, Dezembro de 2010
A Comissão Política Concelhia de Évora do PSD
O Vereador do PSD na Câmara Municipal de Évora
O Grupo Municipal do PSD na Assembleia Municipal de Évora

Sem comentários: