Com a aproximação às eleições, o Governo socialista sente-se pressionado a aliviar dos “maus-tratos” que tem infligido aos portugueses e a mostrar resultados de pseudo-reformas que inicialmente anunciou para justificar a dureza da governação.
Assim se compreende a ânsia de mostrar resultados da noite para o dia em áreas em que tal menos será possível (a educação), a não ser com batota. Vai daí, o Ministério da Educação nem ensaiou o esquema, pondo-o imediatamente em prática, ordenando que se baixasse o nível de exigência dos exames nacionais de Matemática do secundário para conseguir boas estatísticas para apresentar a Bruxelas e aos portugueses, enquanto supostos resultados das reformas do Governo nesta área.
A Sociedade Portuguesa de Matemática denunciou desde logo as facilidades concedidas, por se estar a passar para o extremo oposto em relação a anos anteriores, desvalorizando o esforço dos alunos e professores ao longo do ano, antes premiando o laxismo. Os resultados parecem confirmar uma boa parte das denúncias.
A taxa de reprovação a matemática A do 12º ano baixou para 7%, contra 18% em 2007 e 29% em 2006, ao passo que as médias subiram consideravelmente. Na matemática B, a média das classificações subiu igualmente mais de 50% relativamente a 2007, enquanto a taxa de reprovação também caiu para 7% contra 24% e 30%, respectivamente em 2007 e 2006.
Depois da legitimação da rebaldaria generalizada na assistência às aulas, com evidentes consequências na aprendizagem, não poderia deixar agora o Governo de estender o facilitismo e o laxismo à avaliação, cada vez menos rigorosa, alimentando uma decepcionante progressão do nosso sistema educativo face aos objectivos da Estratégia de Lisboa, porque apesar de se traduzir em resultados estatísticos imediatos, transfere para o futuro os efeitos negativos em matéria de literacia, de responsabilidade, de esforço e empenho na aprendizagem ao longo da vida.
Em algum momento das suas vidas, os alunos vão-se confrontar com a exigência e o rigor que só se conseguem com esforço e trabalho, valores que este governo riscou da sua acção, antes os trocando pelo facilitismo eleitoralista e ilusório para os próprios alunos que dele são vítimas e sofrerão na pele já amanhã, na Universidade a que terão um acesso facilitado. Bastará confrontar as estatísticas de abandono e reprovação no ensino superior, nomeadamente nos cursos alicerçados na matemática para comprovar que este tipo de batota não beneficia os alunos, no seu percurso académico.
O PS sacrifica assim a cultura de exigência e de mérito que deveria começar a ensinar-se na escola pública, por modelos onde o rigor é substancialmente reduzido, quando devia sim ser aumentado.
O resultado não será difícil de prever, pois os alunos formados num ambiente que é cada vez mais laxista e facilitista, revelarão menor preparação para enfrentar com sucesso as necessidades do mundo profissional cada vez mais exigente, pelo facto de não terem desenvolvido hábitos de assiduidade, de rigor, de exigência.
Trata-se de uma mensagem com consequências desastrosas para o futuro do país e das suas instituições, pois tende a germinar sentimentos de inveja para com os que conseguem com o seu esforço, trabalho e dedicação, cumprindo as regras e sem batota, vencer na vida e ter sucesso no que fazem.
A inveja, ao contrário da admiração, em vez de gerar níveis acrescidos de esforço próprio, traduz-se na procura do nivelamento por baixo, do encerramento de portas aos que andam a um ritmo mais rápido do que aquele a que estamos decididos a imprimir à nossa vida, recorrendo a todos os jogos sujos que seja possível, para passar à frente daqueles que não conseguiríamos ultrapassar pela via formal e transparente.
Num país em queda permanente dos níveis de produtividade, esta mensagem que se dá às futuras gerações de que a bandalhice não é inimiga do sucesso, traduz-se crescentemente nas atitudes perante a escola, no desempenho profissional, nos partidos políticos, no exercício do poder em várias organizações sociais, angariando, infelizmente, cada vez mais adeptos.
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