2008-07-12

O ESTADO DA NAÇÃO EXIGE SOLUÇÕES DIFERENTES

O PS ganhou as eleições legislativas prometendo melhorar a qualidade de vida dos portugueses, mas os preços não pararam de subir desde então, o endividamento das famílias continua a crescer para fazer face à crise e para além dos cortes nas férias, os portugueses vêem-se obrigados a cortar cada vez mais nos bens essenciais.

Os salários reais caem continuamente, a classe media está em vias de extinção, os níveis de pobreza aumentam exponencialmente e pressionam as instituições de solidariedade social a quem o Governo apoia cada vez menos financeiramente.

A despesa do Estado e o défice público diminuem sacrificando a componente social, cortando o investimento público nas regiões do interior, aumentando a receita através de uma carga fiscal quase insustentável para particulares e empresas. As PME’s são diariamente desprezadas pelo Governo, afogadas nos pagamentos ao fisco e à segurança, nas garantias bancárias que o Estado não liberta e nos pagamentos de aquisições de serviços que o mesmo Estado não paga atempadamente.

O desemprego continua em escalada ascendente e sem dar sinais de abrandamento, a justiça sem mudanças substanciais e a educação, agora facilitadora na avaliação dos alunos, empurra para cima os níveis de escolaridade sem garantir as correspondentes competências profissionais, sacrificando o futuro da produtividade do trabalho e da economia. No ensino superior não há frutos da anunciada reforma reorganizadora e as Universidades do interior continuam ameaçadas pela ruptura financeira.

Na linha do anterior governo socialista, também o actual não aproveitou o período de expansão económica para executar as reformas necessárias à diminuição das ameaças da actual crise económica internacional, apesar da demagogia constante de anúncio do contrário pelo ministro das finanças.

Até mesmo a principal reforma que o Governo considera ter feito (a do Estado), resultou num verdadeiro descalabro com o encerramento de serviços que não transitaram as suas competências para outros, bloqueando o funcionamento que deveria ter resultado em melhorias (veja-se o exemplo da ex-DGV e das multas de trânsito). O encerramento de escolas, centros de saúde, postos da GNR e outros serviços públicos no interior do país apenas serviu para criar instabilidade e prejuízo nos funcionários públicos que tão maltratados têm sido.

Como se tudo isto fosse virtual e fruto da imaginação dos portugueses, o Governo, indiferente aos estragos provocados pela sua acção, empreende a fuga em frente, insistindo na realização de grandes obras públicas insuficientemente sustentadas no efeito multiplicador e de duvidosa oportunidade no actual contexto económico.

Não admira que a confiança dos portugueses esteja em queda, antevendo a dificuldade da sua recuperação com as soluções actuais que já mostraram não resultar.

Resta ao país que o PSD saiba capitalizar o descontentamento e o descrédito no actual Governo, em torno de um programa de governação mais responsável e ajustado às necessidades actuais e futuras do país.

Sem comentários: