2006-11-30

GOVERNO PREJUDICA ÉVORA NOS EQUIPAMENTOS CULTURAIS

A situação de Évora quanto a equipamentos fundamentais à sua afirmação enquanto cidade de cultura é ridícula: uma biblioteca pública obsoleta e adiada e um museu encerrado para obras, mas sem obras.
Como pode a Ministra da Cultura considerar que Évora tem potencial mas não reúne as condições ideais para ser Capital Europeia da Cultura, ao contrário de Guimarães, se o desprezo do Governo por Évora é mais que gritante?
Como pode a Ministra da Cultura advertir Évora para o desafio de manter a classificação de património da humanidade, explorando rotas turísticas associadas ao património, se o desprezo do Governo pelos equipamentos culturais de Évora cresce a cada dia que passa?
Para quando a construção da nova biblioteca pública municipal e do novo arquivo distrital, contratualizados nos Governos PSD e agora abandonados pelo PS, retirando as verbas do PIDDAC para 2007?
Para quando as obras do Museu de Évora, encerrado há 3 anos para obras pelos Governos PSD, mas não tendo ainda sido terminado o concurso para tais obras nos 2 anos de Governo PS?
Évora merece mais consideração e empenho do Governo socialista na recuperação e requalificação dos equipamentos culturais necessários à construção de um destino turístico com potencial de valorização do sue património, enquanto factor distintivo.

Sem comentários: