2006-10-23

UMA BOA INICIATIVA

Pela transparência do funcionamento dos mercados de emprego e de educação.

Pelo aumento das oportunidades de responsabilização das universidades e politécnicos relativamente à autonomia de que disfrutam.

Pelo ganho de informação que resulta em aumento de oportunidades para pais e alunos de muitas das licenciaturas em ensino e muitas outras ganharem consciência definitiva de que é elevadíssima a probabilidade de que nunca venham a exercer a profissão que lhe foi irresponsavelmente "oferecida" no mercado da educação.

Pela maior responsabilização dos corpos docentes de algumas áreas de certos estabelecimentos do ensino superior que, nada mais tendo feito ao longo da vida do que transmitir o que leram mas que nunca exerceram nem praticaram, deverão responder perante o grau de empregabilidade dos alunos que formam, mais do que perante os seus colegas, juris avaliadores dos percursos de gestão interna da carreira.

Pela maior legitimidade dos agentes económicos na avaliação da adequação da missão regional e nacional das entidades do ensino superior, cujo financiamento não poderá continuar a ser o dos impostos daqueles a quem podem não estar a servir ajustadamente.

É tempo de que a transparência seja regra e, a partir de então, todos saberem quem é responsável por quê, devendo cada um ser confrontado com as suas opções.

Sem comentários: