2006-04-17

ANIMAÇÃO TURÍSTICA

Exemplo de animação do Centro Histórico em Santiago de Compostela, contrastante com outras cidades cujo casco urbano com valor turístico é um autêntico deserto, especialmente de ideias que estimulem a ligação entre a marca história que neles se respira e o anseio do visitante em soltar a sua imaginação recriativa.

Tal como Évora, Santiago de Compostela é Património da Humanidade. A única semelhança, pois tudo o resto é um fosso enorme entre um Centro Histórico que se sente vivo por lá e uma morte lenta por cá.

Mas, o pior ainda está para vir... na minha opinião. As lojas novas do MODERNO FORUM (triste povo este cuja modernidade é simbolicamente vista no consumo e não nas ideais que contribuam para a definição e construção de um melhor futuro para os locais onde vivem).

Já agora, uma pergunta para quem saiba responder: quantas lojas novas estão prontas a abrir neste momento em Évora, espalhadas por toda a cidade (Centro Histórico e bairros)? Vai um palpite? Quem aposta no número 150? Quantas estão realmente abertas e a funcionar? Não aposto: a Associação Comercial de Évora ou a Câmara Municipal acertarão certamente... ou então, já não digo nada sobre o assunto.

Não se trata de nenhum engano esta confusão entre a animação turística do Centro Histórico eborense (melhor dizendo, a falta dela) e as ameaças que pairam sobre o comércio local que parece distraído (não se percebe porquê, já que as queixas de falta de clientes é constante, pelo que deveriam ter mais reflexão produzida quanto ao seu futuro). Tenho a certeza que não serão estes últimos apanhados desprevenidos quanto às consequências a médio e longo prazo induzidas pelas mudanças que têm vindo a acompanhar, de uma forma que acredito consciente e responsável.

É a animação que temos, pobre, medíocre... É o que merecemos?

Há mais vida para além do fatalismo. Haja protagonistas determinados e empenhados na valorização e promoção de Évora em vez de políticos actores, sejam da moda ou de novelas: para o bem de Évora...

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