2006-04-12

QUE ANIMAÇÃO PARA O TEMPLO ROMANO DE ÉVORA?

Imagem do Templo de Diana (Em Mérida, Espanha, com animação, como é aliás hábito em vários dos monumentos romanos daquela cidade aqui bem perto de Évora).
A questão não é nova mas continua actual: a animação turística de Évora é pouco mais que zero, se quizermos ser simpáticos em relação à matéria. Sim, porque, a tradicional e gasta desculpa do Presidente da Câmara Municipal de Évora sobre o retorno do contributo pago à Região de Turismo, não colhe aqui, por várias razões.
Se tal desculpa pode ser aceite no que se refere à sinalização turística (uma debilidade da cidade e do concelho que pode ser comprovada no coração da cidade, junto ao templo romano e em vários outros pontos de interesse turístico), não pode a mesma ser aceite no caso da animação, cuja responsabilidade é exclusiva da CME, cujo desempenho tem deixado muito a desejar.
Tomemos como parâmetro a cidade de Mérida, não muito longe deste local e com muitas semelhanças em termos patrimoniais: veja-se como vários do seus monumentos são objecto de animação permanente ao longo de todo o ano!
Ateste-se o caso do Templo de Diana ali situado, com animação retratada aqui (foto retirada do jornal "Hoy", Diário da Extremadura), por comparação ao Templo Romano de Évora (cuja animação mais aproximada - porque nas proximidades - que lhe é conhecida é o - finalmente extinto - ÉvoraModa).
Ter ovos e não saber cozinhar, nem sequer coisas simples, é triste, ... para Évora

Sem comentários: