2009-04-18

CÂMARA DE ÉVORA: SITUAÇÃO FINANCEIRA CONTINUA DIFÍCIL E PREOCUPANTE

O PS não conseguiu resolver os problemas financeiros da CM de Évora ao longo de 8 anos em que beneficiou de estabilidade política, de cooperação institucional da oposição e de uma situação económica favorável que permitiu a outros municípios efectuar uma adequada consolidação orçamental.

Depois de ter apresentado um saldo negativo de quase 11 milhões de Euros no encerramento do ano de 2007 (o 4º pior resultado económico entre os municípios portugueses), o PS conseguiu a proeza de agravar tal descalabro em 37% em 2008, apresentando um resultado líquido negativo superior a 15 milhões de Euros.

O problema é que o Centro Histórico continua por requalificar e a perder habitantes (-431 eleitores desde 2005), o Rossio de S. Brás mantém-se pouco ou nada digno no acolhimento aos turistas, os parques de estacionamento junto às muralhas do CH continuam em terra batida e inseguros, o comércio tradicional definha a cada dia, o Salão Central continua por recuperar e a cultura mede-se pela qualidade da nova sala de cinema, o estado dos equipamentos desportivos e de lazer faria corar de vergonha qualquer concelho aspirante a Património da Humanidade, estatuto cuja manutenção periga em Évora.

O resultado de 8 anos de gestão PS em Évora é desastroso, sem obra que não seja o aumento do desemprego de jovens qualificados que anseiam pelos prometidos empregos que viriam com a chuva de investimentos agora ameaçados pela crise financeira e económica internacional, deixando adivinhar que os próximos anos serão bem difíceis para Évora, para os quais o PS não se revela capaz nem competente.

Évora não se preparou em tempo de normalidade e de crescimento económico e, agora, nem o famigerado PDM arrasta o desenvolvimento, que teima em não dar sinais de vida.

O PS já revelou, ao longo de 8 anos, não ser uma alternativa credível à anterior gestão da CDU, cabendo aos eborenses a escolha de uma verdadeira alternativa à condução dos destinos do concelho, responsável, competente, protagonista de uma rejuvenescida e promissora visão para um futuro de sucesso em Évora, nas próximas eleições autárquicas.

Évora, 16 de Abril de 2009

A COMISSÃO POLÍTICA CONCELHIA DE ÉVORA DO PSD

Sem comentários: