2011-11-27

CENTRO HISTÓRICO DE ÉVORA: 25 ANOS DE PATRIMÓNIO MUNDIAL DA HUMANIDADE

Decorridos 25 anos da classificação do Centro histórico de Évora como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, o PSD de Évora e os seus eleitos aos órgãos autárquicos de Évora associam-se a todos os Eborenses na comemoração desta data tão importante para o concelho de Évora, para o Alentejo e para Portugal.

Porém, mais do que comemorar, julgamos que é altura de fazer um balanço sobre o passado e reflectir sobre o futuro.

Herdámos do passado um património arquitectónico único: edifícios e ruas com história tornaram possível a elevação do Centro Histórico ao estatuto de Património Mundial da Humanidade. Residentes, comerciantes, turistas, agentes sociais, culturais e demais instituições construíram um quotidiano, dinamizando-o e preservando-o. Consciente desta realidade, o poder político de então empenhou-se na obtenção deste estatuto, colocando Évora nos principais roteiros turísticos culturais do país, da Europa e mesmo do mundo.

Passada a euforia inicial, por insondáveis razões, os sucessivos executivos municipais da CDU e do PS revelaram-se incapazes de empreender políticas e estratégias de valorização do património. Opções urbanísticas erradas com efeitos negativos na atracção e fixação da população, são algumas das marcas que podem comprometer o estatuto que o Centro Histórico de Évora conseguiu e que permitiu alavancar a economia local e o emprego em torno do sector turístico e do comércio, hoje ameaçados por ausência de medidas estruturais de revitalização do Centro Histórico de Évora.

Desde 2001 que o PSD e os seus eleitos aos órgãos autárquicos do concelho de Évora têm reiterado a sua profunda preocupação sobre o CH de Évora.

Entende o PSD que é indispensável desenvolver uma política autárquica integrada de revitalização e valorização material dos equipamentos inseridos no Centro Histórico acompanhada pelo apoio aos agentes culturais que deveriam animar com maior intensidade o seu quotidiano. 

É urgente estancar e inverter a tendência de abandono comercial e despovoamento do CH de Évora que resulta da inércia autárquica, através de políticas activas que gerem condições de atracção e fixação de população, reforçando, ao mesmo tempo, a criação de novos pólos de atracção para o turismo e para a fruição do espaço público com distinta qualidade de vida para os eborenses e visitantes.

O Centro Histórico de Évora é um território marcado pelos esforços que urge desenvolver por todos os Eborenses, nomeadamente pelos seus agentes sociais, empresariais e culturais e pelos órgãos autárquicos e, é com todos os Eborenses que é necessário contar empenhadamente para a sua (re)valorização.

Não basta herdar o passado, é necessário empreender o futuro…

Évora, Novembro de 2011
O Vereador do PSD na Câmara Municipal de Évora
O Grupo Municipal do PSD na Assembleia Municipal de Évora e
Autarcas eleitos às Assembleias de Freguesia do Concelho de Évora
A Comissão Política Concelhia de Évora do PSD

Sem comentários: