2007-03-30

OBRIGATÓRIO DISCUTIR O PDM DE ÉVORA (REVISÃO) ATÉ AO LIMITE

O PDM que está em vigor em Évora é bastante antigo e, por isso, está claramente necessitado de revisão, o que já deveria ter acontecido há vários anos. Tendo tal PDM servido para, em boa medida, regularizar ilegalidades permitidas, o debate público em torno da proposta de revisão do PDM deve constituir um momento alto de discussão sobre o futuro do concelho de Évora, alicerçando projectos estruturantes e criando novos rumos.
Por esse motivo, coligados com os interesses de Évora e da sua população, com grande maturidade e responsabilidade política, os autarcas do PSD decidiram viabilizar a discussão pública da proposta de PDM elaborada pelos eleitos do Partido Socialista, apesar da sua formulação ter acontecido totalmente à margem da Câmara e demais órgãos autárquicos.
A concordância com a necessidade de partir, desde já, para uma ampla discussão pública do PDM, não deve ser entendida como um apoio incondicional à generalidade do documento apresentado, pobre de opções e escasso de inovação, reservando-se os eleitos nos órgãos autárquicos o direito de não acatar versões finais que iludam ou ignorem os resultados da discussão pública na sua (re)formulação.
Em nome da legitimidade democrática de participação activa e empenhada na construção do futuro de Évora, cabe aos autarcas estimularem o aprofundamento da discussão com vista à formulação de sugestões por parte da população e de todas as forças vivas do concelho, contributivas da escolha de opções ajustadas para o concelho.

Sem comentários: