2015-07-06

GOVERNAÇÃO COM RESPEITO PELOS EBORENSES, EM TEMPO DE CRISE

 


Recebi convite para estar presente no dia 08 de julho no lançamento da obra de construção da Pista de Atletismo e Campo de Rugby em Relva Sintética, no antigo hipódromo, em Évora. A cerimónia, a presidir pelo Secretário de Estado do Desporto e Juventude, é organizada pelo promotor do projeto, o IPDJ (Instituto Português da Juventude) e pela CCDRA que apoiou este em 1,2M€ através do INALENTEJO, para um investimento aprovado de 1,5M€.

Trata-se de uma excelente notícia que o Governo focaliza em Évora, 14 anos depois de o PS ter iniciado o anúncio desta promessa até à exaustão, durante as 3 campanhas eleitorais autárquicas seguintes a 2001, sem que nunca a tivesse concretizado durante os 12 anos em que presidiu à CM de Évora.

Ora, o que mais choca é que durante os 3 mandatos autárquicos do PS em Évora, desde 2001, não só não se fez esta obra como nenhuma outra de vulto, mas, em contrapartida, a dívida do município eborense herdada da gestão CDU anterior não só não diminuiu, como aumentou mesmo, sem que se perceba bem em que se materializou a despesa.

Em contrapartida, o Governo da coligação PSD/PP, herdando um país em risco de falência decorrente da gestão irresponsável do PS, apesar de todas as restrições orçamentais que teve que enfrentar e decretar, conseguiu ainda assim satisfazer uma das mais antigas reivindicações dos eborenses em matéria desportiva e de lazer, apesar do momento de profunda crise financeira que caraterizou estes 4 anos de mandato.

É caso para dizer, com justiça, que os governos não são todos iguais. Longe disso, nomeadamente naquele pseudo-lema tantas vezes utilizado por alguns partidos que consideram ter feito muito pelo Alentejo enquanto estiveram no poder durante 7 anos de realização de elevada despesa pelo país inteiro, sem que se tenham visto benefícios para Évora desse despesismo irresponsável e das prioridades que orientaram o mesmo.

É caso para dizer também, com alguma aproximação e adaptação a recentes declarações de responsáveis do PS, que Évora continuaria presa das promessas socialistas se não fosse a responsabilidade do Governo PSD/PP e o empenho da CCDRA por via do INALENTEJO, o tal programa operacional regional do anterior QCA que está hoje executado na sua totalidade, 3 anos depois de se ter dado gás ao mesmo para recuperar a incapacidade socialista de, durante 5 anos não ter conseguido ir além dos vinte e poucos por cento de execução.

Mais um exemplo que ilustra a dramática situação a que regrediríamos se a memória dos portugueses se distraísse nas próximas eleições legislativas.

Sem comentários: