2011-07-11

GOVERNO VIABILIZA EM DEFINITIVO CLUSTER AERONÁUTICO EM ÉVORA

A Comissão Política Distrital de Évora do PSD congratula-se com o empenhamento e vontade do Governo, anunciado pelo Ministro da Defesa, de desenvolver em Évora a montagem final do avião jacto de transporte militar KC-390, que irá substituir os Hércules C-130H que equipam a Força Aérea Portuguesa.



Este projecto permitirá potenciar uma oportunidade de desenvolvimento das qualificações a nível de um 'cluster' aeronáutico em Évora e, dessa forma, contribuir para a melhoria das competências tecnológicas da Região Alentejo.



A Embraer está neste momento a construir duas fábricas em Évora destinadas à produção de componentes e materiais compósitos, num investimento de 148 milhões de euros, que prevê a criação de 500 postos de trabalho especializados.

Com o arranque deste novo projecto, agora assegurado pelo Governo, a Embraer poderá vir a ocupar um terceiro lote de terreno, já reservado e com ligação directa à pista do Aeródromo de Évora, para a montagem final do aparelho em Portugal, elevando os postos de trabalho para cerca de 3000.



Além de atender às necessidades da Força Aérea portuguesa e brasileira, o Embraer KC-390 vai preencher um nicho de mercado criado pelo potencial de substituição de uma frota mundial superior a 1600 aeronaves de transporte militar, actualmente com mais de 25 anos de operação.



O projecto KC-390 assume-se como um pivô estratégico para Portugal, já que irá incluir uma importante componente de desenvolvimento e produção nacionais, podendo representar um novo tipo de exportações para o País e a consequente geração de emprego e impacto no PIB.

O PSD de Évora, continua agora como desde o primeiro momento a acarinhar empenhadamente o investimento da Embraer em Évora, através das suas estruturas locais e distritais, bem como da acção dos seus autarcas na Assembleia e Câmara Municipal de Évora, em prol do interesse de Évora e do Alentejo.

Évora, Julho de 2011
A Comissão Política Distrital de Évora do PSD

Sem comentários: