2008-11-02

E AS SONDAGENS REVELAM QUE ...?

Uma boa crónica, denunciando "Um país Anestesiado":

O eng. Sócrates foi a um encontro de estadistas latinos promover o Magalhães. Leio nos jornais que o "verdadeiro computador latino--americano", que o eng. Sócrates trata igualmente por Tintim, suscitou longa dissertação do primeiro-ministro e referências elogiosas de alguns dos estadistas presentes.

Evo Morales, talvez Presidente da Bolívia, aproveitou para desejar a morte do capitalismo e sublinhar a importância do Magalhães e dos computadores em geral, produtos, como se sabe, do socialismo proletário. A mera caridade isenta o sr. Morales de quaisquer adjectivos.

Mas custa, ou devia custar, ver o eng. Sócrates, que chefia o Governo de uma nação supostamente "normal", no papel de vendedor de bugigangas. Agora é um portátil americano em El Salvador. Em breve, não espantará ninguém que o homem grite as virtudes dos atoalhados espanhóis em Luanda (os verdadeiros atoalhados luso-angolanos) e das conservas marroquinas na China (o verdadeiro sangacho sino-lusitano).

E o ponto é justamente esse: não espantará ninguém. Interessante.

Portugal nunca terá tido o decoro fácil. Porém, há não demasiado tempo, garantia padrões mínimos, os quais por exemplo nos conduziram ao escândalo face ao divertido desempenho de Santana.

Com o eng. Sócrates, a começar nas peripécias que envolveram o próprio título académico e a terminar, para já, nesta vocação de caixeiro- -viajante entre matutos, o escândalo é nulo.

De um bizarro modo, de resto reflectido nas sondagens, acha-se natural que a governação seja isto, e por "isto" entenda-se um prodigioso desfile de figuras embaraçosas, que a propaganda e a inclinação censória ajudam a legitimar, mas não legitimam por completo.

Se contemplamos impávidos um circo sem precedentes nesta jovem democracia, convém lembrar que a culpa do circo também é nossa. E que a democracia é realmente jovem: a amadurecer assim, daqui a uns anos não se estranhará que um equivalente do sr. Morales, do Tintim ou do Milou, ponha e disponha de nós, connosco a aplaudir.

1 comentário:

Anónimo disse...

Tintin e não Tintim.
Quanto a Sócrates não Sócrates, mas sim Pinóquio!