2010-07-22

MAS O GOVERNO CONTINUA OPTIMISTA

E continua, indiferente, a querer financiar o seu TGV, secando o resto do pouco crédito disponível para as empresas sobrevierem.
E quanto deve o Estado às empresas suas fornecedoras de serviços e bens?

2010-07-18

PSD DE ÉVORA APELA À CONJUGAÇÃO DE ESFORÇOS PARA O REEQUILÍBRIO DAS FINANÇAS MUNICIPAIS

O PSD continua preocupado com a degradação da situação financeira do Município de Évora, em resultado de opções erradas na gestão dos recursos da autarquia e agravada pela conjuntura económica desfavorável.

De forma concertada, o PSD alertou repetidamente a Câmara de Évora, através do Vereador eleito, bem como a Assembleia Municipal através do Grupo Municipal do PSD, conscientes dos reflexos negativos da situação para o futuro de Évora e para a vida dos seus munícipes, recomendando a preparação urgente de uma análise pormenorizada da situação e a consequente apresentação de uma alteração orçamental que conduza ao (re)equilíbrio financeiro do município.

O PS demorou a aceitar na Câmara a proposta do PSD, rejeitando-a primeiro em Assembleia Municipal, enquanto que a CDU optou por se alhear do esforço de procura de soluções locais, a construir, gerir e executar a partir da Câmara Municipal e não a partir do Governo.

De forma diferente, o PSD está disponível, através de todos os seus eleitos aos vários órgãos municipais, para trabalhar com toda a Câmara de Évora na procura de soluções que permitam ultrapassar por meios próprios a difícil situação a que se chegou, antes que a mesma se torne insustentável e justifique a intervenção do Governo.

As consequências dessa intervenção seriam desastrosas para a vida da população e agentes do concelho: fixação de limites máximos para os impostos municipais, incapacidade de apoiar os agentes dinamizadores da sociedade civil no desenvolvimento de actividades de interesse público, limitação da aquisição de bens e serviços, restrição da adjudicação de empreitadas, etc.

Evitar a intervenção do Governo no saneamento financeiro da Câmara de Évora obriga toda a vereação a procurar juntar esforços e vontades em torno de medidas urgentes que perspectivem uma situação de (re)equilíbrio financeiro na autarquia, subordinando os interesses partidários aos do futuro do concelho de Évora.

Évora, Julho de 2010
O Vereador do PSD na Câmara Municipal de Évora
O Grupo Municipal do PSD
A Comissão Política de Évora do PSD

2010-07-15

A HIPOCRISIA SOCRATINA NÃO TEM LIMITES

Onde chega a hipocrisia e a falta de valores.

O espanhol (técnico?) de um artista que não honra a política nem a governação e que só um povo resignado à participação na construção do seu futuro aceita. Só um povo que se acha grande pode ser governado por tão grande e vergonhoso exemplar sem se desintegrar irremediavelmente.

O insustentável patriorismo bacoco socialista: aqui, aqui e aqui

O desespero político explica tudo, ou não será mais certo que esta gente não presta mesmo e até o nacionalismo usa para o populismo?

2010-07-10

RESPONSABILIDADE E RESPEITO NA ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO, SÓ COM OUTRO GOVERNO

O PS herdou já em andamento um sistema de avaliação de desempenho da Administração Pública e criou o SIADAP mas não conseguiu gerir um instrumento motivador dos trabalhadores do Estado e da melhoria do seu desempenho, tal como não conduziu a reforma da organização e funcionamento do Estado.



O resultado frustrante é o contínuo sacrifício cego e uma degradação galopante das condições de exercício das funções públicas que deveriam melhorar a qualidade da prestação na razão do aumento da carga fiscal, hoje mais elevada que nunca, em Portugal. O cúmulo aproxima-se com o corte dos prémios que o SIADAP define, em nome da redução do défice. Redução de inúteis estruturas e empresas públicas que o PS criou para os seus boys não se adivinha com este governo.

Uma forte justificação para a substituição de um governo incompetente que ainda anuncia tudo isto em nome da eficiência e produtividade do sector público que todos os dias prejudica.

Na saúde, a mesma dose de incompetência governativa socialista perante um modelo de gestão empresarial dos hospitais públicos (hoje EPE’s) iniciado pelo PSD.

O PS não conseguiu que o modelo melhorasse a prestação de cuidados aos utentes, ou que diminuísse o desperdício que aquelas estruturas geravam. Antes prosseguiu na senda da elevada ineficiência na utilização dos recursos financeiros do SNS acentuada no reinado guterrista.

O limite aceitável aqui já foi ultrapassado há muito com a inacreditável definição de medidas urgentes pelo Ministério da Saúde para reduzir o desperdício, admitindo que o mesmo existe onde não deveria ser admissível se a responsabilização dos gestores das unidades de saúde com modelo EPE fosse uma constante.

Cortar nos custos com a alimentação dos doentes, na contratação de médicos para as urgências, ou nas horas extraordinárias são verdadeiras e graves irresponsabilidades de um governo que se mostrou incompetente em matéria de gestão da saúde dos portugueses, o que justifica uma mudança cada vez mais urgente.


2010-07-05

RECOMENDAÇÃO DO PSD NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ÉVORA

Considerando:

a) o sentimento transmitido pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Évora na última reunião da Assembleia Municipal, de 17 de Abril de 2010, e transcrito na página 17 da respectiva Acta, de “que todos deviam pugnar por encontrar soluções para ultrapassar um momento de crise”;

b) que o Grupo Municipal do PSD comunga desse espírito;

c) a degradação da situação económico-financeira da CME evidenciada nas Contas de 2009 e na informação relativa a 31 de Março de 2009;

d) que a informação hoje apresentada a esta Assembleia não revela qualquer evolução positiva sustentada da situação financeira da CME no corrente ano;

e) as dificuldades notórias da CME em solver os seus compromissos com as diversas entidades públicas e privadas com que se relaciona;

f) que não é previsível que surjam condições externas que permitam melhorar a situação a curto prazo;

g) que parecem estar reunidas as condições para o Governo declarar uma situação de desequilíbrio financeiro, nos termos do artº 10º do DL nº 38/2008, de 7 de Março, conjugado com o artº 41º da LFL;

O Grupo Municipal do PSD considera oportuno que sejam tomadas medidas que evitem a situação referida na alínea g), recomendando ao Sr. Presidente da CME que apresente a esta Assembleia, com a maior brevidade, um Plano de Equilíbrio Financeiro que evidencie, de forma concreta, uma redução sustentada da dívida do Município.

Évora, 18 de Junho de 2010

2010-07-01

PSD DE ÉVORA ELEGE NOVOS ÓRGÃOS DIRIGENTES

Os militantes da secção de Évora do PSD escolhem amanhã, sexta-feira (02 de Julho) a Comissão Política (CPS) e a Mesa da Assembleia para os próximos 2 anos.

Conscientes dos desafios de Portugal, cujo futuro periga de forma assustadora e clama por uma intervenção urgente do PSD na gestão dos destinos do país, o PSD de Évora não ficou indiferente à necessidade de contribuir para a união e estabilidade interna do partido, indispensáveis à eleição e desempenho de um Governo do PSD que possa inverter o caminho de Portugal para o abismo.

A união que o PSD hoje vive no país e em Évora é prova desse elevado sentido de responsabilidade dos seus militantes, que consideram ser todos necessários a contribuir para o sucesso do futuro Governo do PSD e para a afirmação de uma alternativa autárquica ao PS em Évora.

É com este espírito de união e conciliação de esforços e competências que se apresenta às eleições de 02 de Julho apenas uma lista, composta por um grupo de militantes mais amplo do que aquele que actualmente integra a Comissão Política de Secção, empenhados em responder às expectativas dos militantes do PSD de Évora e aos desafios do país, acompanhados de lista igualmente única para a Mesa da Assembleia.

Encabeçam a lista à CPS: José Palma Rita, Hélder Rebocho, Carlos Cabo e António Braga, contando ainda com Duarte Azinheira, Florival Pinto, Hélder Pequito, João Liberado, José Policarpo, Manuel Pavia Pereira, Manuel Pedro Giões, Maria Antónia Serra, Maria de Lurdes Batista, Nuno Branco Alas, Rui Vieira e Virgílio Castro e Almeida.

À Mesa da Assembleia apresentam-se: Virgílio Maltez, Carlos Silva Carvalho e Mª Teresa Perdigão Santos.